Semana da Juventude em Juazeiro inicia com homenagens e programação inteiramente pensada para os protagonistas do futuro

Início Semana da Juventude em Juazeiro inicia com homenagens e programação inteiramente pensada para os protagonistas do futuro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou na tarde desta terça-feira (09), no auditório do Colégio Modelo Luís Magalhães, a programação alusiva à Semana da Juventude 2022, com o tema “Juventude empreendedora, protagonista do recomeço pós-pandemia”. O evento contou com a presença da secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida; os vereadores Dionísio Gomes e Gildásio Barão; a presidente do Conselho Municipal de Juventude, Elisa Sarmento; a diretora de Juventude e Esporte Educacional, Carla Luz; o gestor de Políticas Públicas da Seduc, José Carlos Chastinet; e o gerente de Juventude da Seduc, André Rapadura.

Na ocasião, Lorraine Santos, representante do Ministério de Desbravadores da Associação Bahia Norte e o patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), William Fernando Soares, receberam uma homenagem por todo serviço prestado aos jovens juazeirenses.

De acordo com Lorraine Santos, a programação da Semana da Juventude é um incentivo para o fortalecimento das ações sociais e comunitárias desenvolvidas pelos jovens de Juazeiro. “Estou muito feliz e grata pela homenagem. Enquanto representante do Ministério de Desbravadores, posso dizer que, nosso trabalho contribui para a formação de uma juventude engajada com questões políticas, culturais, religiosas, envolvida em ações de preservação ambiental e articulada na busca do desenvolvimento pessoal e da nossa cidade”, contou.

William Fernando Soares, patrono da ABCH, destacou que o uso da ludicidade se instalou de forma muito satisfatória no município, atuando como uma proposta eficaz de aprendizado e ferramenta de transformação social. “A contação de histórias me trouxe títulos e continua me alegrando e motivando através de homenagens como esta. Sou muito realizado por desempenhar um trabalho que se configura enquanto uma política pública de assistência social no município. A valorização do aspecto lúdico tem impulsionado crianças, jovens e adultos a buscarem novas possibilidades e oportunidades de melhoria de vida através da educação, promovendo um encantamento no resgate dos valores morais e uma conscientização no compromisso da busca por um futuro melhor”, pontuou William.

“Sempre reforço e defendo que a educação é o melhor caminho para o futuro da juventude. Esse é um ponto que menciono exaustivamente. A educação possibilita um melhor desenvolvimento moral e social, moldando uma convivência em sociedade no cumprimento do respeito mútuo, atendimento de regras e compromisso com o coletivo. Nós temos investido em um modelo de educação participativa, humanizada, sensível e atenta às necessidades dos jovens durante a permanência na escola. Não esgotamos esforços para oferecer apoio, parcerias e políticas públicas que façam da educação municipal uma referência de excelência em gestão e resultados”, destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Debate sobre demandas do cotidiano

A presidente do Conselho Municipal de Juventude, Elisa Sarmento, enalteceu a importância dos jovens debater assuntos que fazem parte das demandas do cotidiano. “Queremos, com as diversas atividades que estão sendo realizadas na programação da Semana da Juventude, mostrar aos jovens as oportunidades que eles possuem, abrir seus horizontes, e conscientizar que todos eles são responsáveis pela determinação do futuro. A juventude representa uma parcela extremamente importante da sociedade e merece ações voltadas para ela, mais espaços de debates e valorização de  suas habilidades, através da promoção de atividades de formação, entretenimento e interação”, enfatizou.

“Nós aprendemos que devemos promover o protagonismo jovem, e conscientizar as pessoas sobre a importância que nós temos. O Dia Internacional da Juventude é comemorado em 12 de agosto. Essa data indica a importância dos jovens em diferentes conquistas históricas, e reafirma que a juventude é responsável por impactar positivamente o futuro, como sempre fizemos historicamente”, disse Maria Júlia, concluinte do ensino médio do Colégio Modelo.

A programação também contou com um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, trazendo conteúdos das disciplinas de matemática, física e redação, oferecidos pelos cursos credenciados Bios e Top de Linha.

A programação completa da Semana da Juventude 2022 está disponível no site da prefeitura.

Semana da Juventude

A Semana da Juventude é uma programação anual que integra o calendário de eventos do município. Realizado no mês em que se comemora o Dia Nacional da Juventude (12 de agosto), o evento é desenvolvido pela Seduc em parceria com o Conselho Municipal de Juventude (Comjuv).

Texto: Camila Santana – Estagiária sob supervisão da Ascom/PMJ

Fotos: Pedro Angelo/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube