Secretaria de Educação de Juazeiro sedia evento de capacitação sobre assistência financeira às escolas públicas

Início Secretaria de Educação de Juazeiro sedia evento de capacitação sobre assistência financeira às escolas públicas

Secretários escolares, gestores de escolas da rede pública, representantes técnicos de Conselhos Municipais e outros profissionais da educação que executam funções administrativas relacionadas ao uso de recursos financeiros nas escolas participaram de uma capacitação presencial, ofertada pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Nordeste (Cecampe-NE). O evento aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 de agosto,  foi sediado na Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro e versou sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e as Ações Integradas – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e Caminho da Escola.

A ação teve o objetivo de orientar os profissionais acerca de informações como atualizações na lei que rege o PDDE, a aplicação correta dos recursos destinados à educação e o custeio das despesas nas escolas, orientações sobre o uso da plataforma PDDE Interativo, a importância dos Conselhos Fiscais e etc.

Participante da formação, o secretário escolar Igor Vargas, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Helena da Silva Pereira, destacou a importância da formação para o segmento a que pertence. “Os secretários escolares fazem parte da administração da escola e por integrarem esse setor e, muitas vezes, conselhos é importante que a gente saiba onde estão sendo alocados esses recursos oriundos de programas de governos, sejam municipais ou federais, como é o caso do PDDEAI, para que possamos orientar pais e comunidade escolar, junto à gestão”, explicou o secretário.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, reforçou a importância do momento e do apoio da Seduc à iniciativa. “São informações importantes para o bom desempenho da gestão escolar, em todos os níveis, desde o macro, como a Seduc, ao chão da escola, como as equipes gestoras que estão no dia a dia escolar. A Secretaria abraça essas iniciativas e está disponível para atender da melhor forma demandas que venham contribuir com o bom desempenho da educação, principalmente na aplicação correta dos recursos financeiros”, finalizou.

O evento também foi realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) e com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube