Rede municipal de ensino de Juazeiro promove palestras abordando primeiros socorros e cuidados com fogueiras e fogos de artifício

Início Rede municipal de ensino de Juazeiro promove palestras abordando primeiros socorros e cuidados com fogueiras e fogos de artifício

Alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no Projeto NH-3, em Itamotinga, participaram nesta terça-feira (07), de uma palestra sobre primeiros socorros à vítimas de queimaduras. O objetivo da iniciativa promovida pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) foi ampliar os cuidados com fogos de artifício e fogueiras, comuns no período junino.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Yrla Bianca, que atua no Espaço Humanizar, vinculado à Seduc. Ela abordou os principais casos de queimaduras e como agir corretamente diante deles, para manter a vítima em segurança à espera do socorro especializado.

De acordo com Kizzy Bandeira, coordenadora do Espaço Humanizar, a proximidade com as festas juninas foi decisiva para a escolha do tema da palestra. “Quisemos iniciar esse projeto no interior, onde existem mais ocorrências de queimaduras e, devido à distância, o socorro demora mais a chegar”, explica Kizzy.

Palestras continuam

Yrla Bianca, articuladora da palestra e enfermeira do Espaço Humanizar, conta que essa ação será estendida para além do período junino. “O objetivo destas formações é reduzir a quantidade de mortes que acontecem na ocorrência desses acidentes. Muitas vítimas vão a óbito pois não receberam os primeiros socorros”, conclui.

Os alunos também aprenderam como evitar acidentes com fogo e eletricidade. “Eu achei muito interessante, porque aprendi a fazer algumas coisas que eu pensava estarem certas nos primeiros socorros”, conta Nicolly Hábila, aluna do 8º ano. A palestra também acontecerá nesta quarta-feira (08), nas Escolas Municipais Pontal, e 15 de Julho, em Maniçoba, e ao longo do ano.

Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/Seduc

Sob supervisão da Ascom PMJ

Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ

Compartilhar