Pesquisa mostra que maioria dos professores da rede municipal de Juazeiro apresenta familiaridade com novas tecnologias educacionais e utiliza ferramentas em sala de aula

Início Pesquisa mostra que maioria dos professores da rede municipal de Juazeiro apresenta familiaridade com novas tecnologias educacionais e utiliza ferramentas em sala de aula

O uso das tecnologias na educação é algo que tem se tornado cada vez mais comum nas escolas, e essa nova realidade exige habilidades dos educadores no manuseio dessas ferramentas tecnológicas. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), entendendo a importância de desenvolver estratégias específicas para o desenvolvimento dessas competências na rede municipal, incentivou a participação dos professores na resolução do questionário de “Autoavaliação de competências digitais”, desenvolvido pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb). 87% da categoria aderiu à iniciativa e mostrou que a maioria dos educadores já possui familiaridade com os recursos tecnológicos. Os resultados serão utilizados para o desenvolvimento de estratégias personalizadas para aperfeiçoamento profissional.

A ferramenta online e gratuita disponível na Plataforma Edutec, visa apresentar aos professores e a gestão pública um diagnóstico sobre as habilidades digitais dos profissionais a fim de promover o seu desenvolvimento técnico, em especial no meio digital. Mais de 1.200 profissionais da rede municipal de ensino de Juazeiro participaram da iniciativa e constatou-se que a maioria dos educadores já está familiarizada com o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica, e utiliza os recursos digitais em sala de aula em diversos processos, desde a avaliação e acompanhamento da aprendizagem dos alunos à preparação das aulas.

O questionário é composto por 23 perguntas de múltipla escolha, dividido em três áreas (Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional), nas quais 12 competências são avaliadas em cinco níveis de apropriação (Exposição, Familiarização, Adaptação, Integração,Transformação). Juazeiro encontra-se na fase de Familiarização e possui a meta de até 2024 chegar a etapa de Integração, que consiste em integrar totalmente as tecnologias ao dia a dia escolar. Para isso, serão desenvolvidas formações continuadas específicas com base nos resultados dos relatórios para potencializar o ensino e aprendizagem, atrelada às novas tecnologias, bem como promover o aperfeiçoamento e qualificação profissional na área.

“As tecnologias estão cada vez mais adentrando os espaços sociais e com o setor educacional não seria diferente. No município de Juazeiro, nós incentivamos a participação dos educadores nessa pesquisa, para que possamos criar e desenvolver estratégias personalizadas e mais eficazes, a fim de proporcionar uma relação com a tecnologia mais produtiva, tanto para os alunos, quanto para os educadores”, afirmou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Tecnologia na rede municipal

A Prefeitura de Juazeiro já vem investindo na tecnologia no setor educacional. Os investimentos vão desde formações sobre o uso de ferramentas digitais na prática pedagógica e distribuição de notebooks para auxiliar na rotina em sala de aula, à adesão a projetos que incentivam a aprendizagem criativa e o desenvolvimento de competências na área de robótica nas escolas.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar