Jornada Pedagógica 2022: Professores da rede municipal se reúnem para construir novo currículo escolar para Juazeiro

Início Jornada Pedagógica 2022: Professores da rede municipal se reúnem para construir novo currículo escolar para Juazeiro

Jornada Pedagógica 2022: Professores da rede municipal se reúnem para construir novo currículo escolar para Juazeiro

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTControladoriaInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Jornada Pedagógica 2022: Professores da rede municipal se reúnem para construir novo currículo escolar para Juazeiro

Cerca de 1700 professores da rede municipal de ensino de Juazeiro se inscreveram para participar do “I Simpósio sobre a reconstrução do currículo municipal à luz da BNNC”, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O evento que integra a Programação da Jornada Pedagógica 2022 “Educação: um ato de […]

04/03/2022 15h25 Atualizado há 9 meses atrás

Cerca de 1700 professores da rede municipal de ensino de Juazeiro se inscreveram para participar do “I Simpósio sobre a reconstrução do currículo municipal à luz da BNNC”, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O evento que integra a Programação da Jornada Pedagógica 2022 “Educação: um ato de amor em um Novo Tempo”, foi realizado no campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nesta quinta-feira (03), e reuniu profissionais de todos os segmentos atendidos na rede municipal de ensino.

Durante todo o dia, de forma escalonada e em comitês organizados por componentes curriculares, os professores foram apresentados às propostas por segmento, mediados por uma equipe de 26 formadores da empresa contratada para facilitar a reconstrução do currículo. Os profissionais discutiram os componentes e tiveram a oportunidade de propor mudanças e conceitos teóricos e metodológicos que irão compor o novo currículo escolar.

A professora Enercina Nunes destacou a importância do Simpósio. “Está trazendo um novo embasamento, no qual teremos a oportunidade de participar da reformulação do nosso currículo. Nós iremos para a sala de aula com riqueza de conhecimento, onde iremos compartilhar com nossos alunos e trabalharemos de forma contextualizada com a nossa realidade local”, explicou Enercina.

Os comitês irão acompanhar o desenvolvimento da nova proposta de currículo municipal, que ainda passará por Consulta Pública para validação pela comunidade escolar, para posterior apresentação e oficialização. A nova proposta deverá contemplar as atualizações a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), bem como especificidades da cultura de Juazeiro.

A professora Neiliete Araújo reforçou a importância da valorização dos aspectos locais no ensino, também para a Educação Infantil. “A reformulação do currículo vai trazer mais cultura, lendas, turismo para a nossa Educação Infantil”, acrescentou Neiliete, que atua com o segmento.

Marco na rede municipal

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, ressaltou que a construção do novo currículo representa um importante momento na história da educação municipal, e destacou a importância da construção coletiva.

“Este trabalho será um guia e dará as orientações necessárias para toda a rede municipal de ensino sobre currículos e conteúdos para serem trabalhados durante os próximos dez anos. Isso viabilizará e fomentará uma educação mais concreta, visto que está sendo construída de forma coletiva”, explicou a titular da pasta.

Texto: Brena Souza – Assessora de imprensa da Seduc/PMJ
Fotos: Luan Medrado


Facebook Instagram Youtube