Inovações no ensino na rede municipal de Juazeiro são marcas da gestão Suzana Ramos

Início Inovações no ensino na rede municipal de Juazeiro são marcas da gestão Suzana Ramos

Inovações no ensino na rede municipal de Juazeiro são marcas da gestão Suzana Ramos

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Inovações no ensino na rede municipal de Juazeiro são marcas da gestão Suzana Ramos

A inovação é essencial em qualquer processo, e no educacional se torna cada dia mais necessária por permitir a adaptação aos novos ritmos de vida e demandas sociais. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), apoia a manutenção e adoção de iniciativas inovadoras e, diante disso, desenvolveu ações para garantir […]

04/07/2022 19h15 Atualizado há 5 meses atrás


A inovação é essencial em qualquer processo, e no educacional se torna cada dia mais necessária por permitir a adaptação aos novos ritmos de vida e demandas sociais. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), apoia a manutenção e adoção de iniciativas inovadoras e, diante disso, desenvolveu ações para garantir a educação durante a pandemia, reparar defasagens decorrentes do período e fomentar o acesso à educação também para quem trabalha.

Através da implantação da TV Escola Juazeiro, sintonizada através do canal 7.2, da TV aberta, os estudantes tiveram acesso a aulas assíncronas, com a proposta de reforço escolar no contraturno das aulas, à época, virtuais. Hoje, após o retorno presencial, a TV Escola continua desempenhando a função do reforço escolar e conquistou novos públicos e programações diferentes, de acordo com o calendário letivo.

Considerando os efeitos da pandemia, a Seduc também implementou a Parada Pedagógica nas escolas municipais, para o Ensino Fundamental, uma iniciativa que visa atenuar as defasagens na educação, decorrentes das diversas realidades vivenciadas pelos estudantes no período. A proposta consiste em reorganizar os alunos por nível de aprendizagem e não por ano, a partir da ideia de enturmação, considerando os conhecimentos prévios dos estudantes, para posterior mapeamento de suas aprendizagens e planejamento de ações de intervenção.

“Estamos construindo uma nova Educação para Juazeiro, garantindo inovação e tecnologia que estão auxiliando no aprendizado dos nossos alunos, gerando resultados promissores. Para mim, é sempre uma grande honra poder apresentar o trabalho de excelência que é desenvolvido atualmente em nossa cidade e que já é motivo de orgulho e de reconhecimento por parte da população, bem como de órgãos que avaliam o setor educacional”, declarou a prefeita Suzana Ramos.

Novo formato da EJA

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foi pensada uma nova proposta e acrescido um novo formato, o à distância. O EJA EaD oportuniza a democratização do ensino básico e a inclusão digital e permite o acesso à educação àqueles que, por algum motivo, não podem se deslocar diariamente até as escolas. A modalidade EJA EaD disponibilizou vagas nas Etapas IV e V, que correspondem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, por meio de aulas transmitidas pelo canal TV Escola Juazeiro (canal 7.2), e também com videoaulas disponibilizadas gratuitamente no canal Seduc Juazeiro-BA, no Youtube, amplia o alcance do ensino a partir das plataformas digitais.

“A Seduc vê inovação e educação como parceiras e, diante disso, pensar e incentivar propostas alinhadas a essa perspectiva se torna extremamente importante e necessário para promovermos avanços educacionais. Os resultados são estudantes engajados com os novas tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento de novas competências e, consequentemente, um futuro promissor”, explicou a superintendente de Ensino da Seduc, Willany Cunha.


Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ


Facebook Instagram Youtube