Escolas da rede municipal de Juazeiro começam a receber equipamentos para sanitização de ambientes de ensino

Início Escolas da rede municipal de Juazeiro começam a receber equipamentos para sanitização de ambientes de ensino

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro estão recebendo máquinas thermovaporizadoras para auxiliar na sanitização dos ambientes de ensino. A entrega iniciou nesta segunda-feira (01), em escolas da sede, e no total, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá distribuir 170 máquinas para toda a rede municipal.

O equipamento realiza a desinfecção e higienização do ar, através da thermovaporização, procedimento que consiste no processo de lançar micropartículas em forma de névoa seca, pulverizando um desinfetante de uso geral e natural a base de Terpenos (componente natural e orgânico que não causa danos à saúde e ao meio ambiente). O procedimento elimina microrganismos, fungos, bactérias e vírus, entre eles, as variantes do coronavírus (Delta e Ômicron) presentes no ar.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, destacou que a distribuição das máquinas considerou a capacidade de cada unidade de ensino. “As escolas que atendem mais de 500 alunos, receberão duas máquinas thermovaporizadoras. Isso é para garantir eficiência e melhor eficácia na realização do procedimento em nossas unidades de ensino”, explicou a secretária.

Também foram entregues equipamentos no prédio da Seduc e na Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep). A distribuição nas demais escolas da rede municipal seguirá durante o mês de fevereiro.

Funcionamento

O equipamento será manuseado por auxiliares de serviços gerais, que assim como os gestores vice-gestores e merendeiras, já passaram por uma formação específica para utilização da máquina e uso dos demais saneantes. Nas escolas, a sanitização será realizada três vezes ao dia (intervalos e troca de turmas) e o transporte escolar também será sanitizado durante a rotina escolar.

“Traz melhorias para todos nós da escola, alunos, professores e demais funcionários, pois promove uma segurança muito grande no dia a dia. Então, essa máquina é algo muito bom para nossa escola”, destacou a auxiliar de serviços gerais, Josete Ferreira Oliveira, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil Beatriz Angélica Mota.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube