Equipe da rede municipal de ensino de Juazeiro participa de capacitação sobre novo sistema que registra frequência de alunos beneficiários do Auxílio Brasil

Início Equipe da rede municipal de ensino de Juazeiro participa de capacitação sobre novo sistema que registra frequência de alunos beneficiários do Auxílio Brasil

Foi realizada nesta quinta-feira (28), uma capacitação sobre o novo ‘Sistema Presença’, que é a plataforma para registro de frequência escolar de beneficiários e beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, do Governo Federal. A formação, que aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, foi uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e contou com a presença dos secretários escolares do município, de escolas públicas e privadas. A superintendente de Gestão Escolar Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, esteve presente no treinamento.

Sobre o sistema

O Sistema Presença é gerido pelas unidades escolares, que são as responsáveis por informar a frequência escolar dos alunos cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, programa social de transferência direta e indireta de renda, coordenado pelo Ministério da Cidadania, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.

Incentivo

De acordo com Ana Tavares, coordenadora municipal do Sistema Presença, o programa incentiva que os alunos frequentem as aulas e os responsáveis participem mais ativamente da vida escolar das crianças. “Além de monitorar a frequência escolar, o sistema garante o recebimento do benefício e ajuda a combater a evasão escolar, que aumentou principalmente com a pandemia”, ressalta Ana. A secretária escolar da EMEI Nosso Senhor dos Aflitos, no bairro Piranga, Leonice Teonília, aprova a implantação do Sistema Presença. “Com todo o apoio que recebemos, nós ajudamos as famílias e também o aprendizado dos alunos”, salientou.

Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/Seduc/PMJ
Sob supervisão da Ascom PMJ
Fotos: Pedro Ângelo – PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube