Em evento voltado para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, Prefeitura de Juazeiro supera expectativa, promove inclusão social e agrada público

Início Em evento voltado para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, Prefeitura de Juazeiro supera expectativa, promove inclusão social e agrada público

Numa manhã de sábado bastante movimentada e com atendimentos de saúde e sociais voltados para o público da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Prefeitura de Juazeiro mais uma vez promoveu e destacou a importância da inclusão social. O evento aconteceu na estrutura montada na Orla II da cidade, neste 27 de agosto, e enfatizou amor, cuidado e atenção, através dos serviços disponibilizados, além da doação de duas cadeiras de rodas.

A prefeita Suzana Ramos, ao lado do secretário de Gestão de Pessoas (Segesp), John Khoury, e da titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Amélia Pedra, esteve presente e acompanhou de perto as atividades destacando o empenho da gestão nas causas sociais do município.

Inclusão

A mãe, Márcia Carla Caetano Ribeiro, parabenizou os serviços e destacou a importância da ação para esclarecimento da população sobre o tema. “Trouxe meu filho para ser atendido no odontólogo, assistente social e psicólogo, os atendimentos foram muito bons. A gente tem que participar de tudo que promove a inclusão, peço que tenham outras semanas, o evento é muito relevante para abrir a mente das pessoas em relação à inclusão e se informar cada vez mais, independente ter filho com alguma deficiência ou não”, frisou. 

Doação de cadeiras de rodas

Além do oferecimento dos serviços, o evento também realizou demonstração de materiais fornecidos pelo Sistema único de Saúde (SUS) para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, visando mais autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Foram concedidas uma cadeira de rodas para banho, com encosto reclinável, indicada para pessoas que não possuem controle regular de tronco e do pescoço, e uma cadeira de rodas infantil, também com encosto reclinável e apoio de cabeça, garantindo conforto, segurança e posicionamento adequado.

Uma das ganhadoras, a senhora Valdeci Alves, mora no Abrigo São Vicente de Paula, no bairro Cajueiro. Sua filha, Rosineide da Silva, demonstrou muita gratidão pelo conforto que o aparelho proporciona. “Eu agradeço muito pela doação e dou graças a Deus por essa cadeira, minha mãe está muito feliz. Agora, ela vai tomar o banho dela com mais conforto”, disse.

A prefeita Suzana Ramos destacou o empenho da gestão na promoção da inclusão social. “As pessoas com deficiência intelectual e múltipla merecem toda a atenção e, em nossa gestão, todas as equipes têm se doado para melhorar mais e mais. Eu, como mulher e sensível que sou pela causa social, fico muito feliz que essas ações estão promovendo inclusão social, e saio daqui com o dever cumprido”, enfatizou. 

O evento

Foram atendidas mais de 250 pessoas através dos serviços de Neurologia, Serviço Social, Ortopedia, Clínico Geral, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, atendimentos do Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientações jurídicas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), demonstração dos serviços de equoterapia e a banda de percussão dos Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O evento foi promovido através da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e da Escola de Gestão Pública, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e Secretaria de Saúde (Sesau).

O titular da Segesp, John Khoury, salientou que novas edições do evento irão acontecer para beneficiar o público da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Essas são as pessoas que mais tem que ser olhadas, respeitadas e prestigiadas pela sociedade. Hoje estamos fazendo esse evento e esperamos que daqui para frente seja uma continuidade na prefeitura, através da Segesp, onde a gente possa ampliar os serviços e proporcionar um tratamento de uma forma especial e voltada para a inclusão social”, declarou o secretário.

A gestora de Políticas Públicas da Segesp, Isadora Raimundo, fez um balanço positivo da ação. “Atendemos mais de 250 pessoas e fizemos a doação de cadeiras de rodas, considero um sucesso e honrou a luta em prol da inclusão. Agradeço a todos os envolvidos. Recebemos muitos agradecimentos de mães que hoje conseguiram receber atendimento e voltaram felizes para suas casas. Nós da Prefeitura de Juazeiro estamos muito felizes com o resultado”, finalizou.

Texto: Eudes Sampaio – Ascom/Segesp/PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube