
Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, reuniu nesta sexta-feira (17), a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino, alunos, e representantes da gestão municipal, para participar de mais uma ação do projeto pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.
Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação faz parte do projeto ‘Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes’, abordando o tema: ‘Heranças da África’. Este ano, a proposta pedagógica tem desenvolvido discussões acerca de aspectos ligados à representatividade, ancestralidade, identidade territorial, entre outras temáticas que façam referência à cultura africana.
Na ocasião estiveram presentes, o chefe de gabinete, Cesar Miller, os assessores especiais do Gabinete, Normeide Carvalho e Dadau Barbosa, e a superintendente de ensino da Seduc, Willany Cunha, que falou sobre a importância da iniciativa para a Educação municipal. “Se trata de uma estratégia educativa bastante enriquecedora, que inclui o desenvolvimento de conteúdos, alinhado ao desenvolvimento humano, propondo uma educação pautada na diversidade cultural e histórica, estimulando as crianças a se envolverem em atividades que apresentem e valorizem a importância das diferentes identidades étnico-raciais, e que busquem construir uma sociedade livre da discriminação e do preconceito racial”, disse Willany.


Estudante do 3° ano, Yasmin Vitória Castro dos Santos Moreira, de 9 anos, avaliou o momento degustativo e de aprendizado. “A feijoada está deliciosa, e eu gostei muito de aprender sobre a feijoada não ser um prato inventado pelos brasileiros, mas criado pelos africanos, que vieram da África e foram escravizados no Brasil. Aqui eles utilizavam as partes dos alimentos que os senhores não queriam comer, e inventaram a feijoada”, finalizou Yasmin.
—
Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ