Construção de viveiro de mudas e reforma do curral municipal chegam à fase final e melhorias irão beneficiar população de Juazeiro

Início Construção de viveiro de mudas e reforma do curral municipal chegam à fase final e melhorias irão beneficiar população de Juazeiro


Está em fase de finalização o novo viveiro municipal para cultivo de mudas de espécies nativas da caatinga e também plantas ornamentais para paisagismo de espaços públicos. O equipamento está sendo construído pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), com recursos de uma compensação ambiental.

O equipamento, que tem aproximadamente dois mil metros quadrados, está localizado no bairro São Geraldo. No espaço já foram instaladas telas de proteção para cultivo das plantas, sistema de irrigação por microaspersores suspensos, cerca de proteção e um almoxarifado foi construído. Além da produção das plantas, quando estiver em funcionamento o local também será usado para atividades de educação ambiental.

“O viveiro terá uma importância muito grande, porque a Semaurb realiza muitas ações ambientais em que utiliza muitas mudas para plantios e doações. Então, o viveiro será fundamental para que a gente possa produzir essas mudas para as ações ambientais e também para auxiliar com o paisagismo do município, em parceria com as ações das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, para que a gente possa ter plantas para ornamentar as praças, a cidade e os equipamentos públicos”, enfatizou o titular da Semaurb, César Miller.

Curral requalificado

Depois de mais de vinte anos sem grandes obras de manutenção, a reforma do curral municipal está em fase de conclusão. As benfeitorias vão melhorar o acolhimento de animais de grande porte que são apreendidos em operações rotineiras realizadas pela Semaurb.

O prédio da administração do curral teve o piso do banheiro e da copa trocados, recebeu pintura e portas novas. A cerca do estábulo foi refeita e uma de proteção em concreto, dois cochos e duas rampas de acesso para os animais foram construídos no local. “O curral tem uma função muito importante, porque é o local onde acolhemos os animais de grande porte resgatados das ruas e espaços públicos. Mas, tínhamos um equipamento que estava praticamente abandonado e estava precisando de uma estrutura melhor. Um pedido da prefeita Suzana Ramos é que as obras feitas no município não sejam construídas apenas com cimento, mas com sentimento. Estamos trabalhando para que a estrutura do curral fique a contento da população e ofereça os cuidados devidos aos animais ali recolhidos”, concluiu César Miller.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: João Pedro Soares/ PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube