Colegiado Escolar será implantado em escolas municipais de Juazeiro para promover gestão participativa

Início Colegiado Escolar será implantado em escolas municipais de Juazeiro para promover gestão participativa

Colegiado Escolar será implantado em escolas municipais de Juazeiro para promover gestão participativa

Autor: Comunicação

Colegiado Escolar será implantado em escolas municipais de Juazeiro para promover gestão participativa

28/09/2021 19h07 Atualizado há 1 ano atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá implantar nas escolas municipais o Colegiado Escolar. A implantação do órgão no município é uma iniciativa pioneira que visa a gestão participativa e democrática das escolas. Nesta terça-feira (28), o Colegiado Escolar foi apresentado aos gestores e vice-gestores das unidades de ensino da sede e interior, através de uma formação pedagógica presencial.

A prefeita Suzana Ramos prestigiou o evento, que teve a participação de representantes das 138 escolas municipais, da secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, e equipes técnicas da Seduc. No local, os gestores receberam orientações sobre o funcionamento do órgão, que deverá ser composto por representantes dos professores, gestores, servidores, pais, alunos e comunidade, escolhidos por meio de eleição.

“Essa é mais uma iniciativa adotada pela gestão municipal, em prol de um ensino com mais qualidade em Juazeiro. A implantação do Colegiado Escolar resultará em uma maior participação da comunidade nas ações das escolas”, enfatizou Suzana Ramos.

A secretária Normeide Almeida destacou a importância desse primeiro evento presencial que reúne os gestores, e ressaltou o empenho da categoria para o desenvolvimento do projeto. “O Colegiado Escolar é importante por proporcionar a tomada de decisões de forma conjunta, construídas com a participação da comunidade. Sei que será mais uma iniciativa bem-sucedida, pois conheço o empenho dos gestores na condução dos projetos da educação”, afirmou a gestora da Seduc.

A gestora Isabel Cristina Amorim, da Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Pereira da Paixão, aprovou a iniciativa e destacou que irá fortalecer os vínculos entre comunidade e escola. “Para a gente vai ser muito importante e vai fazer com que a comunidade possa decidir em conjunto com a escola, todas as ações que irão permear o futuro escolar”, destacou Isabel.

O Colegiado

Instituído pela Lei estadual 11043/2008, o Colegiado Escolar é um órgão de função deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Seu objetivo é promover a gestão participativa das escolas, para promoção da autonomia pedagógica, administrativa e financeira das unidades de ensino.

“Nós sabemos que as escolas onde foi implantada a gestão participativa e democrática são um sucesso em todo o país. Então, o município reconhecendo isso, está implantando o Colegiado Escolar em toda rede municipal”,  explicou a diretora de Supervisão Escolar, Amélia Pedra.

Durante o evento, os gestores receberam ainda, orientações sobre os Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e para Autonomia Financeira da Escola (Proafe).

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ


Facebook Instagram Youtube