Capacitação do ‘Programa Despertar’ reúne gestores e vice-gestores de escolas do interior de Juazeiro

Início Capacitação do ‘Programa Despertar’ reúne gestores e vice-gestores de escolas do interior de Juazeiro

Em reunião realizada nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) discutiu, com gestores e vice-gestores de escolas municipais do interior, estratégias para o Programa Despertar, iniciativa da Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro. Este ano, o tema norteador do projeto é “Educação Empreendedora e Cooperativismo: Práticas Sociais para a Vida em Comunidade”.

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, Lusilêna Pires, a proposta visa promover a educação voltada para a responsabilidade social aliada à postura cidadã e socioambiental. “O principal objetivo do Programa Despertar é desenvolver temáticas socioambientais nas escolas do campo, garantindo uma boa convivência do estudante com o lugar onde ele convive”, destacou a coordenadora.

Na reunião, foram desenvolvidas ações para melhor debater as questões ambientais, dentro e fora da sala de aula, além da realização de um balanço de desempenho das últimas atividades do programa em cada comunidade.

“Os agentes do ‘Despertar’ na unidade escolar é que são os verdadeiros protagonistas do programa, dando aos estudantes o poder de mudar o lugar em que vivem a partir das vivências no ambiente escolar”, salientou a gestora da Escola Raimundo Cunha Leite, localizada no distrito de Juremal, Marilene Gonçalves.

Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/Seduc/PMJ
Sob supervisão da Ascom/PMJ
Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube