Animação e ludicidade marcam evento de lançamento dos programas educacionais “Palavra Cantada” e “Majog” para a rede municipal de ensino de Juazeiro

Início Animação e ludicidade marcam evento de lançamento dos programas educacionais “Palavra Cantada” e “Majog” para a rede municipal de ensino de Juazeiro

A música, a dança e a ludicidade marcaram o evento de lançamento dos programas educacionais “Palavra Cantada” e “Majog”, para professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Juazeiro. Nesta quarta-feira (04), os profissionais que atendem a Educação Infantil e os Anos Iniciais do ensino fundamental participaram de uma Aula Inaugural e Aula Espetáculo da editora produtora dos materiais didáticos, para orientação e conhecimento da metodologia que será utilizada em sala de aula.

O evento iniciou com a apresentação do material didático do Palavra Cantada e foi conduzido pela pedagoga Renata Sieiro Fernandes. O material didático tem como ponto de partida a música e oferece recursos e estratégias educacionais para o desenvolvimento de áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inspirado nas canções, propondo a brincadeira, dança, dramatização e jogos nos processos de ensino e aprendizagem. O grupo Palavra Cantada também fez apresentações musicais e trouxe dinamismo e animação para o momento formativo.

A matemática também foi apresentada de forma leve e lúdica. O programa Majog – Matemática com Jogos – tem a proposta de auxiliar os professores no ensino da matemática através do jogo, levando os estudantes a atuarem de forma ativa e cooperativa. A professora de matemática do projeto, Maiara Lima Rodrigues, destacou que aspectos como a ludicidade, autonomia, interação, desenvolvimento moral e emocional são habilidades desenvolvidas com uso dessa metodologia.

Os materiais didáticos do Majog serão utilizados nos segmentos Educação Infantil ( IV e V) e Anos Iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Já o conteúdo do Palavra Cantada será usado com toda a Educação Infantil e Anos Iniciais. A professora Enercina Nunes, que atua na Escola Municipal Maria Amélia de Souza Oliveira, contou que a realização da formação é imprescindível para os profissionais, inclusive para os novos professores. “Minha avaliação é super positiva. Esse momento é necessário porque tem professores que chegaram agora na Educação Infantil, então essa proposta do Palavra Cantada é encantadora e enriquecedora. Aprovo 100%, pois educação infantil mexe muito com o lúdico e com música, que tem que estar presente em toda a nossa rotina na escola”, explicou a educadora.

Investimento e qualidade no ensino

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, destacou que a rede municipal de tem recebido investimentos para a garantia do ensino inovador e de qualidade. “A gestão municipal se preocupa em oferecer materiais didáticos de qualidade e metodologias inovadoras para os estudantes. Também considera a formação do professor para desenvolvimento dessas metodologias. Além deste momento formativo, os nossos profissionais também participarão de formações virtuais ao longo do ano, para reforçar e aperfeiçoar o ensino e aprendizagem com nossos alunos”, finalizou a secretária.


Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Foto: Samuel Ferreira – Ascom PMJ

Compartilhar