Alunos de escola do interior de Juazeiro aprendem sobre sustentabilidade através do cultivo de horta

Início Alunos de escola do interior de Juazeiro aprendem sobre sustentabilidade através do cultivo de horta


Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Rural de Tempo Integral São José, no NH-4, em Itamotinga, estão desenvolvendo a chamada ‘horta pedagógica’ através do Programa Despertar, que é uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA).

O professor da disciplina de ‘Técnicas Agricolas’ da unidade escolar, Carlos Levy, é o responsável pelo projeto, mas salienta que o plantio e o cuidado com a horta, que tem formato de mandala, é feito pelos próprios alunos. “Através do Programa Despertar e da disciplina de Técnicas Agrícolas, nós desenvolvemos o que cada aluno já traz de sua comunidade, das experiências em família. É interessante ver a evolução de cada um e como isso traz um impacto ambiental positivo”, diz Carlos Levy.

Para Lusilêna Pires, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, falar sobre os cuidados com o meio ambiente em sala de aula é essencial. “Com a adoção dessas ações, nossos alunos estarão cada vez mais conscientes do cuidado com o lugar onde vivem”, conclui.

Na prática

Lara Ellen dos Santos, aluna do 5° ano, explica os cuidados com a horta. “Nós plantamos, cuidamos e molhamos, tudo com ajuda do professor Levy. Acho isso muito interessante, pois, nós aprendemos a experiência de mexer com a terra, levamos isso pra vida e pra casa também”, conta a aluna.

Isabella Passos dos Santos, do 4° ano, já ajudou no cultivo de várias plantas da horta. “Eu já plantei quiabo e também um girassol, mas ele não deu muito certo”, diz Isabella, que não desistiu do trabalho. “Eu vou continuar tentando plantar muitas coisas com o professor Levy”, explica.

Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/Seduc/PMJ

Sob supervisão da Ascom PMJ

Compartilhar