Valorização e fomento da caprinovinocultura são potencializados em Juazeiro com realização da Feira do Bode nos distritos

Início Valorização e fomento da caprinovinocultura são potencializados em Juazeiro com realização da Feira do Bode nos distritos

Valorização e fomento da caprinovinocultura são potencializados em Juazeiro com realização da Feira do Bode nos distritos

Autor: Comunicação

Valorização e fomento da caprinovinocultura são potencializados em Juazeiro com realização da Feira do Bode nos distritos

Um importante evento de valorização da caprinovinocultura de Juazeiro e região. Essa é a melhor definição para a tradicional Feira do Bode, que foi retomada este ano pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). Somente este ano, de maio a setembro, 5 edições da feira foram realizadas […]

27/09/2022 10h11 Atualizado há 2 meses atrás

Um importante evento de valorização da caprinovinocultura de Juazeiro e região. Essa é a melhor definição para a tradicional Feira do Bode, que foi retomada este ano pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). Somente este ano, de maio a setembro, 5 edições da feira foram realizadas em distritos diferentes (Juremal, Itamotinga, Pinhões, Massaroca e Junco).

Em cada localidade que passa, a feira recebe pequenos e grandes produtores, representantes de instituições agropecuárias e a população em geral, num encontro que além da valorização e fomento da caprinovinocultura, promove também a valorização da cultura local.

A prefeita Suzana Ramos, sempre presente na realização das feiras, faz questão de destacar a necessidade de fomentar o setor que ocupa posição de destaque no cenário nacional. “Eu sou uma nordestina, uma sertaneja do interior, então não posso deixar de investir e prestigiar. Depois de dois anos de pandemia, retomamos esse importante evento agropecuário que tem um potencial muito importante para nossa região que possui atualmente mais de 35 mil ovinos caprinocultores e um rebanho superior aos 6 milhões de animais junto aos municípios de Curaçá, Casa Nova, Uauá e Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé, Sobradinho e Canudos, pertencentes ao nosso Território”, destaca Suzana Ramos.

Resultados

Os números alcançados com a realização das 5 edições da feira são positivos: aproximadamente 160 expositores já participaram da feira, mais de 1.200 animais expostos, cerca de 250 instituições e empreendedores, mais de 700 animais comercializados, um faturamento de pouco mais de R$ 740 mil, movimentados com comercialização de animais e artigos em geral, além do envolvimento de escolas na realização das gincanas culturais que promovem o resgate da cultura local e regional, artistas que realizam a programação cultural e artística, entre outros.

Aprovação

Com uma programação diversificada, a feira conta com apresentações culturais; torneio leiteiro; realização de exames em caprinos e ovinos; Puxada do Bode Rei; shows musicais; exposição e comercialização de animais, artesanatos, produtos da culinária local; e a tradicional Gincana Cultural Escolar, que tem garantido a aprovação do público e criadores.

Para Márcio Ivan Passos, presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (COOPERCAR), a realização da feira após dois anos sem acontecer em decorrência da pandemia da Covid-19, movimenta a agropecuária da região. “Essa feira traz de volta uma sustentabilidade para o produtor e para toda região, isso agrega valores, é um ponto que podemos juntar produtores, empresários e toda comunidade, gerando desenvolvimento familiar”, disse Márcio. 

Já a barraqueira Gislene Alexandria participou da feira no distrito de Pinhões e não só aprovou a estrutura, como também agradeceu à gestão municipal pela organização do evento. “Eu sempre participei de todas as feiras de Pinhões e esse ano foi muito bem organizada, disponibilizaram toldos, água encanada e todo suporte para nós barraqueiros que tiramos nosso sustento disso, então eu só tenho que agradecer à prefeita Suzana Ramos, à Adeap e também à associação de Pinhões por toda organização”, agradeceu Gislene.

Próxima edição

Mais uma edição da feira está prevista para ser realizada este ano, no distrito de Abóbora, no mês de novembro. O gestor da Adeap, Assis da Apolo, enfatiza o sucesso do evento e destaca as expectativas para a próxima edição. “A prefeita Suzana Ramos e a Prefeitura de Juazeiro têm um compromisso especial com o setor agropecuário e todo o interior do município. As feiras que realizamos este ano superaram todas as expectativas e conseguimos, junto com diversos parceiros, reunir um grande público. Agora as expectativas são para o próximo evento, que acontecerá em Abóbora, encerrando o nosso cronograma para este ano”, disse Assis.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMJ

Fotos: PMJ


Facebook Instagram Youtube