Transtorno do Espectro Autista e Educação Inclusiva são pautas de formação promovida pela Secretaria de Educação de Juazeiro

Início Transtorno do Espectro Autista e Educação Inclusiva são pautas de formação promovida pela Secretaria de Educação de Juazeiro

Promover o conhecimento sobre a educação inclusiva é extremamente importante para garantir o direito à educação a todos. Após o período de pandemia, esse conhecimento se torna essencial para atenuar nas escolas as defasagens causadas pelo período. Diante disso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu uma formação com equipes técnicas do Ensino e Formação da Secretaria, sobre o tema “TEA na escola: reflexões e práticas para uma educação inclusiva”.

A palestra foi ministrada pelo professor Luís Vicente Ferreira, que é doutor em Administração, Ciências Sociais e Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Entre os aspectos destacados pelo palestrante, os impactos da pandemia na educação de estudantes com necessidades especiais, além das novas formas de promover o acesso à educação, por meio dos recursos tecnológicos, tão usados durante o período pandêmico, foram trazidos à discussão.
Andrea Nascimento integra a equipe técnica da Seduc e participou da palestra. Ela destacou que o momento trouxe muito conhecimento, informação e descobertas. “O professor e Dr. Luís Vicente emocionou a todos com sua desenvoltura e dinamismo, revelando o universo ainda muito desconhecido da criança com Autismo. Várias dúvidas foram tiradas e um novo olhar se consolidou em todos os presentes, não só com relação a criança autista, mas também da criança neurotípica”, contou.

Já a superintendente de formação, Clemilda Dias, destacou a importância da iniciativa. “São reflexões importantes para a construção de uma educação democrática e acessível a todos. Além disso, trazer essas reflexões para as equipes técnicas da Seduc, só fortalece o trabalho com a educação inclusiva que estamos desenvolvendo com qualidade”, finalizou a superintendente.


Texto e Fotos: Brena Souza – Ascom Seduc/PMJ
Fernanda Barros – Secretária de Comunicação PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube