Trabalho e compromisso: Investimentos na Saúde de Juazeiro melhoram atendimento da população em toda a rede municipal

Início Trabalho e compromisso: Investimentos na Saúde de Juazeiro melhoram atendimento da população em toda a rede municipal

Trabalho e compromisso: Investimentos na Saúde de Juazeiro melhoram atendimento da população em toda a rede municipal

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Trabalho e compromisso: Investimentos na Saúde de Juazeiro melhoram atendimento da população em toda a rede municipal

Em um ano e 9 meses de gestão, a prefeita Suzana Ramos tem mudado a cara da saúde de Juazeiro. Um dos exemplos é a nova Policlínica Municipal, entregue totalmente reformada, com serviços inovadores como o de radiologia. A UPA, que já tem instalada uma usina de oxigênio, está sendo preparada para receber a tomografia […]

26/09/2022 15h39 Atualizado há 2 meses atrás


Em um ano e 9 meses de gestão, a prefeita Suzana Ramos tem mudado a cara da saúde de Juazeiro. Um dos exemplos é a nova Policlínica Municipal, entregue totalmente reformada, com serviços inovadores como o de radiologia. A UPA, que já tem instalada uma usina de oxigênio, está sendo preparada para receber a tomografia e o raio-x digital, o que vai agilizar no diagnóstico dos pacientes e o local também está passando por reforma. As Unidades Básicas de Saúde também são prioridades na gestão. Nove já foram reformadas, duas estão em reforma e o cronograma da Secretaria de Saúde (Sesau) já inclui a reestruturação de outras UBSs para dar mais dignidade no atendimento da população.

“Estamos levando melhoria no atendimento de saúde de ponta a ponta. Na Rede Especializada, estamos melhorando setores como UPA, a Policlínica Municipal e vamos também melhorar a Maternidade de Juazeiro. Na Rede Primária, recebemos inúmeras UBSs com uma estrutura muito deteriorada e em pouco tempo já reformamos com recursos próprios, nove. Isso é avanço na saúde e cuidado com as pessoas, um compromisso que seguimos mantendo e vamos reforçar ainda mais”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

Quem já foi atendido na Nova Policlínica Municipal vê de perto a mudança que chegou através da nova gestão da Prefeitura de Juazeiro. Com atendimento humanizado e espaço acolhedor, a Policlínica Municipal Dr. Márcio Souza Espínola Ramos é referência nos atendimentos da rede especializada. “Fizemos da Policlínica um local inovador e hoje possui 6 consultórios, consultório ginecológico, salas de mamografia, raio-x digital, endoscopia, ultrassonografia e pequenos procedimentos, entre outros. É a saúde de Juazeiro a passos largos”, enfatizou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

A população atendida pelas UBSs Alto da Aliança, Penha, Jatobá, Carnaíba de Dentro, Porções, Parque Residencial, São Geraldo, Tabuleiro e Alto do Cruzeiro já são atendidas com mais conforto em um local reformado. A última a ser entregue foi a UBS Francisco Monteiro da Silva, do bairro Alto do Cruzeiro. Dona Francisca Marques fez questão de acompanhar a inauguração para ver a transformação de perto.  “Está muito bonita, muito boa. Aqui antes era fraca demais, mas agora faz gosto vir”, disse a moradora.

Inovação

Um sonho antigo da prefeita Suzana Ramos, o Ambulatório de Curativos Especiais inova com atendimento especializado no tratamento de ferimentos complexos. Este foi o primeiro serviço público municipal especializado neste tipo de procedimento que a população de Juazeiro teve acesso.

O Centro de Especialidades Odontológicas do João Paulo II (CEO) também ganhou cara nova. Sem reforma há mais de 4 anos e com uma estrutura que prejudicava os atendimentos, o prédio foi reestruturado com troca na fiação elétrica, recuperação da laje, pintura de todo o local, troca de piso externo, manutenção dos aparelhos odontológicos que estavam quebrados, entre outros. Foram investidos, com recurso próprio da Prefeitura de Juazeiro, em torno de R$ 60 mil.

A nova gestão conseguiu a requalificação do Samu, o que aumentou o repasse do Ministério da Saúde em mais de R$ 100 mil por mês. O município havia perdido o recurso, principalmente, por não qualificar as equipes.  “Implantamos o Núcleo de Educação de Urgência (NEU) e conseguimos a requalificação do nosso serviço e um aporte maior por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde da Bahia”, explicou o secretário Fernando Costa.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube