Teste do Pezinho pode ser realizado nas UBSs em Juazeiro

Início Teste do Pezinho pode ser realizado nas UBSs em Juazeiro

Teste do Pezinho pode ser realizado nas UBSs em Juazeiro

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Teste do Pezinho pode ser realizado nas UBSs em Juazeiro

O teste do pezinho, realizado a partir do terceiro dia de vida do bebê, faz uma triagem de algumas doenças genéticas e metabólicas deste novo ser. O exame é importante e pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro. Após a coleta do material, o resultado sai em torno de 30 […]

06/06/2021 17h44 Atualizado há 2 anos atrás

O teste do pezinho, realizado a partir do terceiro dia de vida do bebê, faz uma triagem de algumas doenças genéticas e metabólicas deste novo ser. O exame é importante e pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro.

Após a coleta do material, o resultado sai em torno de 30 dias. “Os exames realizados nos postos vêm para a Secretaria de Saúde, que envia para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juazeiro e em seguida para Salvador. Desde 2004 as UBSs realizam a coleta dos testes do pezinho”, explicou a enfermeira-técnica da Atenção Básica da Sesau, Jecilda Peixoto Lima Miranda.

O teste do pezinho é realizado, preferencialmente, entre o 3º e o 7º dia do nascimento do bebê. Com uma furadinha no pé, é possível detectar sete doenças. “É só uma furadinha no pé. Quanto mais rápido o teste é realizado, melhor. Porque se tiver alguma alteração neste exame, o bebê pode ser tratado o quanto antes”, disse a enfermeira-técnica.

A coleta é uma demanda espontânea. “Não precisa agendamento. A puérpera pode chegar com o recém-nascido, solicitar o teste do pezinho e, de acordo com os horários das UBSs, já é coletado”, afirma a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sesau, Marília Andrada.

“A triagem do teste do pezinho pode evitar problemas futuros dessa criança. E algumas doenças tratadas já no início da descoberta, enquanto recém-nascido ainda, ele não vai desenvolver problemas na vida adulta”, destacou Marília Andrada.

Dia Nacional do Teste do Pezinho

Em 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data tem o objetivo de informar à população sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal, além da importância da realização do teste, que é obrigatório em todos os recém-nascidos.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ


Facebook Instagram Youtube