‘Tapete’ amarelo tomou conta de Juazeiro no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Início ‘Tapete’ amarelo tomou conta de Juazeiro no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Músicas infantis, flores amarelas, malabaristas, palhaços e uma grande bandeira amarela tomaram conta das ruas de Juazeiro, nesta quarta-feira (18), na ‘Caminhada Faça Bonito Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), reuniu representantes da rede de proteção da infância e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Amélia Pedra, falou sobre a data e a importância de garantir a proteção da infância. “Esse é um dia especial para todos nós que fazemos parte do governo Suzana Ramos. Conhecemos o coração da prefeita e sabemos o quanto ela se preocupa com o bem-estar das crianças e dos adolescentes. E hoje é o dia para reforçar o combate ao abuso e exploração sexual e proteger esses meninos e meninas. É preciso garantir que eles tenham o seu desenvolvimento de forma segura e protegida”, frisou.

A superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Laíse Macêdo, destacou o papel educativo da caminhada. “Fizemos todo esse percurso entregando material para a comunidade, chamando a atenção da sociedade porque o nosso objetivo é sensibilizar, é orientar, é comover, é trazer a população para discutir essa temática e ser parceiro na proteção das crianças e adolescentes, assim como todos os órgãos municipais que estão presentes aqui hoje nesse dia de mobilização”, disse a gestora.

O estudante Gustavo Yuri, 12 anos, aluno da Escola Municipal Terezinha de Ferreira Oliveira, fez a caminhada até o final e aprovou a ação. “Acho que essa ação é muito importante para proteger as crianças e adolescentes e garantir que a gente tenha um futuro saudável”, frisou o estudante.

Para a dona de casa Maria Celia de Jesus Rodrigues, o evento diz para a sociedade que o cuidado com as crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. “Existe aquela história que a gente precisa de uma aldeia inteira para cuidar de uma criança e é isso mesmo. Cada um precisa fazer a sua parte e a prefeitura está de parabéns. Fez uma caminhada muito bonita para lembrar isso para as pessoas”, declarou.

Parceiros

A ação também integra as atividades do Selo Unicef e contou com o apoio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes, Secretaria de Educação e Juventude, Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Secretaria de Administração, Secretaria de Comunicação e Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte.

Participaram da caminhada estudantes e professores das Escolas Municipais Professora Dinorah Albernaz Mello da Silva, Terezinha de Ferreira Oliveira, Paulo VI, Caíque Misael Aguilar, Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, Colégio Estadual Cecílio Matos e Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães.

Texto: Eneida Trindade – Assessora de Imprensa da Sedes

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube