Semana do Meio Ambiente é aberta em Juazeiro com participação na Feira da Economia Solidária

Início Semana do Meio Ambiente é aberta em Juazeiro com participação na Feira da Economia Solidária

A Prefeitura de Juazeiro abriu a programação da Semana do Meio Ambiente com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), de Educação e Juventude (Seduc) e do Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), na Feira da Economia Solidária.

Quem visitou os stands das três secretarias na Orla II, conferiu os produtos que a equipe social do SAAE desenvolve com materiais recicláveis e conheceu como é realizado o teste de cloro na água. “Trouxemos aqui para a feira um pouco das atividades sociais que o SAAE desenvolve, como os objetos recicláveis feitos com garrafa pet e caixa de leite tetrapack, bloquinho feito com papel reciclado e a preocupação com os resíduos sólidos, como a coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha em parceria com a cooperativa Cooperfitz e com a empresa Prestlimp. Então, são ações sociais voltadas para a preservação do meio ambiente”, destacou a assistente social do SAAE, Gilvana Oliveira Costa.

Os visitantes ainda tiveram acesso a materiais informativos, orientação sobre sustentabilidade e conscientização ambiental e também receberam gratuitamente da equipe da Semaurb mudas de espécies nativas, doadas em parceria com a empresa Agrovale.

“A preservação da natureza é um tema que ganha cada vez mais espaço nos debates públicos, e a Semaurb tem entre as responsabilidades sociais conscientizar e realizar ações para preservação e conservação do meio ambiente. Então, pensando nisso, estamos com uma programação maravilhosa para a Semana do Meio Ambiente, que vai desde plantio de mudas, palestras em escolas, jogos educativos sobre coleta seletiva e muitas outras ações em parceria com o SAAE e a Seduc. Esse mês de junho é muito importante para a Educação Ambiental”, explicou a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho.

“Ficamos muito felizes em participar desse momento, porque temos uma equipe eficiente, dedicada e que realmente tem amor pelo que faz. A Semaurb, através do setor de meio ambiente, estará sempre presente em qualquer ação de conscientização, desempenhando nosso papel que também é de educar, mostrando à população a importância da defesa do meio ambiente”, completou o gestor da Semaurb, César Miller.

Feira da Economia Solidária

Até domingo (5) as atividades da Semana do Meio Ambiente seguem na Orla II, dentro da programação da Feira da Economia Solidária e do Bule Cultural, que une cultura, poesia, música, desfile da economia solidária e recitais ambientais.

“Dentro da programação do Bule Cultural agregamos a realização da Feira da Economia Solidária às atividades da Semana do Meio Ambiente, já que o dia 3 de junho é o Dia de Defesa do Rio São Francisco e dia 5 é o Dia do Meio Ambiente. Abrimos espaço para a educação ambiental, trazendo informativos, doação de mudas em parceria com a Agrovale e a Prefeitura. Essa integração entre os processos que juntam a cultura, o meio ambiente e a economia solidária são importantes, eu acho que o olhar deve ser por esses três lados. Para nós é uma alegria tirar essa ideia do papel e colocar aqui em prática”, destacou o poeta, cantador e organizador do projeto, Maviael Melo.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube