Semana do Bebê 2022: Crianças da rede municipal de ensino de Juazeiro participam de projeto sobre saúde bucal

Início Semana do Bebê 2022: Crianças da rede municipal de ensino de Juazeiro participam de projeto sobre saúde bucal

Uma das ações da 12ª edição da Semana do Bebê de Juazeiro é o projeto “Meu amigo dentista chegou”, que acontece nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto envolve a participação de profissionais de saúde que atuam em unidades básicas, e desenvolvem nas escolas um trabalho sobre saúde bucal com estudantes. A ação acontece até o dia 12 de maio.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Luana da Silva Nascimento, localizada no bairro Itaberaba, as crianças de 2 a 5 anos tiveram um dia diferente nesta terça-feira (10). De forma lúdica, os estudantes aprenderam sobre cárie e técnicas de escovação, e as crianças maiores (4 e 5 anos) receberam aplicação de flúor.

A ação tem o intuito de desmistificar para as crianças a ida ao dentista, e reforçar a importância de manter a saúde bucal e os bons hábitos de higiene também em casa.

A cirurgiã-dentista, Nadja Kayammar, destacou a importância de promover ações de ensino sobre saúde bucal para as crianças. “De alguma maneira isso vai fixar na mente dessas crianças, sobre a importância de ter uma higienização saudável, que previne cáries e futuramente, outros problemas relacionados à saúde bucal”, explicou a dentista.

Para a gestora da Emei, Jaciara Sampaio, ações como essa ajudam a identificar na escola problemas que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia escolar ou na família. “A dentista identificou a necessidade de retornar, ela percebeu que algumas crianças estão com muitas cáries, notou algumas demandas. Ela é da UBS aqui do bairro Itaberaba, então, ela irá voltar para realizar uma palestra também com os pais”, afirmou a gestora escolar.

Continuidade

A previsão é que o projeto “Meu amigo dentista chegou”, desenvolvido pelas Secretarias de Educação e Juventude (Seduc) e de Saúde (Sesau) de Juazeiro, tenha continuidade também após a finalização da Semana do Bebê 2022. As escolas serão incentivadas a realizarem ações voltadas para o cuidado com a saúde, a partir do ambiente escolar.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar