Secretaria de Saúde realiza encontro sobre acolhimento para professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

Início Secretaria de Saúde realiza encontro sobre acolhimento para professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) realizou nesta quinta-feira (9), um encontro para professores da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, através da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF- Distrito IV). Com o tema “Bem cuidar”, o evento teve como objetivo ofertar um espaço de promoção de saúde e desenvolver atividades de cuidado e acolhimento aos professores.

A psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF- Distrito IV), Klyvia Sousa Tenório, explica que esse momento é fundamental tanto para os profissionais da saúde, quanto para a escola. “Considerando que o público do NASF é composto tanto pelos profissionais das equipes de saúde da família como pela comunidade, a escola como dispositivo do território também é beneficiada pelas intervenções do núcleo, ampliando o escopo das ações da saúde da família”, pontuou.

A gestora da escola, Isabel Amorim, destacou o encontro como um momento de conhecimento e cuidados, principalmente sobre a pandemia. “Foi um encontro muito rico, a partir da temática em torno da saúde mental, principalmente voltado para o período em que estamos vivenciando, a pandemia de Covid-19, que trouxe inúmeras questões de ordem emocional como a ansiedade, isolamento social, medo da contaminação e da morte, luto e insegurança em relação à economia”, relatou Isabel Amorim.

Para a coordenadora, Elidinalva Dias, foi também um momento de reflexão. “Nesse sentido também tivemos um momento fantástico porque além das discussões teóricas, tivemos atividades práticas como relaxamento e meditação”, destacou Elidinalva Dias.

Durante o encontro foi realizado palestra com a psicóloga Miriam Duarte e Klyvia Sousa Tenório e prática corporal de alongamento com a profissional de educação física, Gilmara de Melo Barbosa. Atualmente, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF- Distrito IV) é composta por psicólogas, assistente social, educadora física e fonoaudióloga.

Texto: Aucilania Soares – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar