Secretaria de Saúde de Juazeiro oferece tratamento com fonoaudiólogo na reabilitação da comunicação de pacientes

Início Secretaria de Saúde de Juazeiro oferece tratamento com fonoaudiólogo na reabilitação da comunicação de pacientes

Secretaria de Saúde de Juazeiro oferece tratamento com fonoaudiólogo na reabilitação da comunicação de pacientes

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Secretaria de Saúde de Juazeiro oferece tratamento com fonoaudiólogo na reabilitação da comunicação de pacientes

Os pacientes de Juazeiro que apresentam alguma sequela neurológica, síndromes, malformações, entre outros, e que isso interfira na comunicação podem ter acesso, entre outros profissionais, ao atendimento com fonoaudiólogo. O serviço fornecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), é realizado no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) e […]

09/12/2021 9h57 Atualizado há 12 meses atrás

Os pacientes de Juazeiro que apresentam alguma sequela neurológica, síndromes, malformações, entre outros, e que isso interfira na comunicação podem ter acesso, entre outros profissionais, ao atendimento com fonoaudiólogo. O serviço fornecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), é realizado no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) e também pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

A fonoaudiologia é a ciência que trabalha com a comunicação, portanto, alterações, aperfeiçoamento, diagnóstico e tratamento relativo à comunicação do paciente é tratado com o profissional fonoaudiólogo. O Cerpris dispõe de dois profissionais que atendem crianças e adultos. “Os pacientes que chegam ao Cerpris apresentam algum problema de fala, de mastigação, na comunicação, de voz e essas alterações afetarão o indivíduo que está comunicando. Então o fonoaudiólogo trabalha na reabilitação e habilitação, de acordo com cada necessidade, junto à equipe multidisciplinar, para estar incluindo o quanto antes o paciente na vida social”, disse a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.

A fonoaudióloga, Lídia Soares, é uma das profissionais do Cerpris. Ela trabalha com os pacientes adultos que precisam da terapia relativa à fala. “Os pacientes que sofrem uma sequela neurológica chegam com dificuldade em duas áreas: motora e cognitiva. O trabalho é estimular as funções com destes pacientes”, disse Lídia.

Um dos pacientes atendidos por Lídia é o senhor Sérgio Abreu. Ele foi diagnosticado com esclerose múltipla e faz acompanhamento com fonoaudióloga no Cerpris. “Até beber água eu tinha dificuldade. Depois que comecei a fazer as atividades com ela, fui melhorando”, disse Sérgio.

Além do serviço oferecido na Rede Especializada da Sesau, também há profissional fonoaudiólogo disponível na Atenção Básica, pelo Nasf-AB. Os pacientes que necessitam de terapia com este profissional podem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, caso necessário, o médico da unidade realizará o encaminhamento.

Dia do Fonoaudiólogo

O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado em 9 de dezembro. A data celebra estes profissionais que são responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção das doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube