Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano representa Juazeiro no VII Encontro Estadual do Programa Água Doce

Início Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano representa Juazeiro no VII Encontro Estadual do Programa Água Doce


A Prefeitura de Juazeiro esteve representada no VII Encontro Estadual do Programa Água Doce, realizado nos dias 25 e 26 em Salvador. O evento organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) teve como objetivo aperfeiçoar o papel do Estado, municípios e das comunidades na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), e proporcionou a troca de experiências sobre a gestão compartilhada, mobilização social, operação dos equipamentos e sustentabilidade do sistema.

Cerca de 150 pessoas participaram, entre gestores municipais, operadores dos dessalinizadores, agentes comunitários, mobilizadores sociais e representantes de comunidades atendidas pelo Programa Água Doce, que tem o compromisso de levar água potável às comunidades com dificuldades de acesso à água, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas de poços comunitários e da aplicação da tecnologia de dessalinização.

A Prefeitura de Juazeiro foi representada pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, através do gerente de Monitoramento Ambiental, Cleberson Albuquerque, e do diretor de Meio Ambiente, Alexandre Batista, que participou da mesa de debates.

“O Programa Água Doce é muito importante porque ajuda a fazer a dessalinização da água subterrânea e contempla cidades que estão no semiárido. O evento proporcionou a troca de informações entre os municípios que apresentaram seus problemas e suas experiências bem sucedidas perante o programa, mudando a vida de comunidades e famílias que dependiam de carro-pipa e hoje conseguem sobreviver com a água de alta qualidade através da dessalinização. Como resultado das discussões, conseguimos agendar uma visita a Juazeiro nos próximos dias com os técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para que possam averiguar como é que está a situação e avaliarmos a possibilidade de ampliar ou ajustar o programa no nosso município. Agracedemos o convite feito pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia pelo convite e também à prefeita Suzana Ramos e ao gestor da Semaurb, César Miller, por terem nos permitindo representar a Prefeitura de Juazeiro neste evento tão significativo”, destacou o diretor de Meio Ambiente, Alexandre Batista.


Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Compartilhar