SAAE Juazeiro alerta para obstrução da rede de esgoto por lançamento indevido de óleo e gordura

Início SAAE Juazeiro alerta para obstrução da rede de esgoto por lançamento indevido de óleo e gordura

A prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), identificou nos últimos meses um número ainda maior de obstruções, especialmente em locais públicos, causados pelo uso incorreto das redes coletoras de esgotos.

Os casos são mais graves e frequentes quando se trata de bares, restaurantes, lanchonetes e comércios do tipo.  O SAAE vem incentivando os comerciários sobre a importância da caixa coletora de gordura, componente de grande importância no sistema hidráulico que previne entupimentos causados por dejetos provenientes da cozinha. O equipamento funciona por meio de um sifão que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.

O SAAE de Juazeiro e a empresa Prestlimp, criada para profissionalizar em alto nível o segmento de captação de óleo de cozinha usado, tem um projeto chamado  “Amigos do Meio Ambiente” em que  comerciantes e empresários da cidade, do segmento de lanchonetes, bares, restaurantes, entre outros, que já aderiram ao projeto, estão ajudando a cuidar de Juazeiro. O único trabalho dessas empresas parceiras é  descartar o óleo nos tambores deixados pela equipe da Prestlimp. É prático, rápido, sem custo algum, e com a certeza de  não contribuir para os entupimentos de esgotos da nossa cidade.

Hércules Ribeiro de Souza, gerente comercial da Prestlimp, destaca a parceria como “uma forma de preservação também ao Rio São Francisco”, pois muitas pessoas têm levado esse compromisso a sério, contribuindo com o meio ambiente. Ele explicou que o óleo coletado passa por um processo de filtragem e drenagem da água. Após esse processo, é realizada uma análise em laboratório para identificar a sua acidez, e só então é enviado para as indústrias de biodiesel.

Recolhimento de óleo

Para ser parceiro desta ação, basta ligar para o SAAE no número (74) 3614-9800, pedir para ser direcionado para o setor de Meio Ambiente, cadastrar a sua empresa e começar a juntar o óleo. A Prestlimp vai recolher no local.

Texto: Fabíolla Paiva – Ascom/SAAE/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube