Rede municipal de ensino de Juazeiro mobiliza alunos para edição 2022 do Prêmio MPT na Escola

Início Rede municipal de ensino de Juazeiro mobiliza alunos para edição 2022 do Prêmio MPT na Escola

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está participando do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, organizado pelo Ministério Público do Trabalho, direcionado a alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino. O projeto tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade e promover o combate a esta prática através de atividades artístico-culturais promovidas no espaço escolar.

No total, setenta Escolas Municipais de Juazeiro estão envolvidas nas ações e debates que abordam assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional. Coordenadas pelos profissionais da educação, sob a orientação da Equipe Gestora e do coordenador Municipal do Projeto, Airton Soares, as atividades desenvolvidas acontecem em quatro categorias: Conto, Poesia, Desenho e Música, podendo cada unidade escolar inscrever quatro trabalhos por grupo. O primeiro inclui alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, enquanto o segundo grupo conta com estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

“A gestão Suzana Ramos está comprometida em continuar promovendo iniciativas de valorização da comunidade escolar e da sociedade em geral, em busca de protagonizar o trabalho colaborativo dos órgãos envolvidos, equipes gestoras, professores, estudantes e famílias no auxílio das ações pedagógicas e sociais”, enfatizou a secretária de Educação e Juventude de Juazeiro, Normeide Almeida.

Critérios

O professor Edigleison Manuel, da Escola Municipal Dom Avelar, chegou a etapa nacional do concurso em 2021 e foi premiado como professor orientador. Ele enfatiza os critérios avaliativos para concorrer ao Prêmio MPT na Escola 2022, esclarecendo que toda produção e apresentação devem ser de autoria exclusiva dos alunos, obedecendo ao caráter inédito e original de criação. “Nós esclarecemos a proposta do projeto para os alunos, trabalhamos o tema proposto relativo ao trabalho infantil e a aprendizagem profissional, mas sempre deixando eles cientes de que as atividades desenvolvidas devem ser de autoria deles, jamais admitindo qualquer atitude de plágio ou cópia de trabalhos já existentes” afirmou.

Juazeiro premiada em 2021

De acordo com coordenador Municipal do Projeto, Airton Soares, esta edição pretende dar continuidade às ações desenvolvidas em 2021, contribuindo para que os alunos que estão concorrendo ao Prêmio MPT na Escola 2022 repitam o resultado dos estudantes da edição anterior, e conquistem lugar no pódio. “Ano passado, ainda em tempos pandêmicos, a gestão do nosso município investiu todos os esforços para garantir a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino no Prêmio MPT na Escola, conseguindo obter excelência educacional nas ações realizadas durante o projeto, alcançando premiação a nível nacional ao final do processo avaliativo“ contou.

Israel da Silva Jesus, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Dom Avelar, expressou sua satisfação em participar da iniciativa. “Eu estou muito feliz em participar do projeto MPT. A gente consegue aprender através da arte e de atividades que permitem a gente mostrar nossos talentos. Eu estou fazendo um rap com mais dois amigos para concorrer ao prêmio e espero conseguir ser campeão”, falou Israel.

Etapas do concurso

O concurso passa por etapas eliminatórias Municipal, Estadual e Nacional. Ao final são selecionados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino participantes do projeto em todo o Brasil.

Texto: Camila Santana – Estagiária/ Ascom/PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube