Programação do ‘Agosto Lilás’ em Juazeiro realiza mais uma ação de conscientização em defesa das mulheres

Início Programação do ‘Agosto Lilás’ em Juazeiro realiza mais uma ação de conscientização em defesa das mulheres

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), juntamente com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou na manhã desta quinta-feira (11) mais uma ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher no centro de Juazeiro. A campanha faz parte do ‘Agosto Lilás’ e irá acontecer durante todo o mês, em diversos bairros da cidade que apresentam altos índices de violência contra a mulher. 

Carla Pereira Santos estava passando pela área bancária da cidade, acompanhou a panfletagem e toda mobilização e aprovou a iniciativa. “É de extrema importância a conscientização da violência contra a mulher. É importante que as mulheres denunciem, não se calem, que procurem os seus direitos e a luta continua”, destacou Carla. 

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Juazeiro, Anne Azevedo falou sobre a importância da ação. “Hoje estamos aqui no centro da cidade, na conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Nós sabemos da importância desse trabalho de falar sobre a vida das mulheres, sobre o direito de sermos respeitadas e de lutarmos por igualdade e justiça”, destacou. “Parece algo banal, mas muitas mulheres ainda lutam para serem tratadas com humanidade. Então, nós do CMDDM, através da gestão municipal estamos aqui divulgando os canais de atendimento à mulher que temos no município, além da central 180 que funciona 24h, a denúncia é anônima, denunciem”, complementou Anne Azevedo. 

Gabriel Arcanjo, que passou pelo local, lembrou da importância da conscientização dos homens na luta para que as mulheres sejam respeitadas todos os dias. “Nós homens temos que valorizar as mulheres, muitas estão sendo massacradas por ‘machões’. Devemos dar um basta, pois a quantidade de mulheres violentadas através do machismo é um absurdo. Toda equipe que está aqui realizando essa conscientização está de parabéns”, destacou Gabriel. 

“Violência contra a mulher não tem desculpa! Tem Lei! E é sobre isso que estamos nas ruas realizando esse tipo de conscientização e orientação. A Prefeitura de Juazeiro realiza ações e atividades o ano inteiro e tem um setor dedicado a garantir a proteção das mulheres. Estamos estabelecendo medidas de prevenção, assistência e proteção às vítimas em situação de violência doméstica, mas é preciso a união de todos nessa luta”, enfatizou Bethania Amorim, superintendente de Políticas Sociais da Sedes.

Agosto Lilás

A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 16 anos. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. O objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube