Profissionais do Samu de Juazeiro participam de qualificação em urgência e emergência no reconhecido Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Início Profissionais do Samu de Juazeiro participam de qualificação em urgência e emergência no reconhecido Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Dois profissionais que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro foram convidados para participar de um curso de qualificação oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O curso teve o objetivo de qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimento de urgência e emergência pediátrico e adulto.

Participaram do curso profissionais das UPAs e dos SAMUs de vários estados do país. Representando o Samu de Juazeiro foram o coordenador médico do serviço, Franclen Rusvell Carvalho e a coordenadora de enfermagem, Juliana Tupiná. “Foi uma atividade extremamente importante, fortalecendo ainda mais o nosso Núcleo de Educação Permanente. É uma estratégia do Ministério da Saúde para tornar a equipe do SUS cada vez mais capacitada”, destacou Franclen Rusvell Carvalho.

O curso foi realizado em duas etapas, de forma teórica e prática, com simulação realística de casos de urgência e emergência, com uso de atores e bonecos de simulação. “A ideia é que a gente replique os conhecimentos adquiridos lá com os nossos profissionais do Samu e da rede de urgência em e emergência de Juazeiro”, destacou Franclen.

Segundo o coordenador médico do Samu, há seis anos Juazeiro não era convidado pelo Ministério da Saúde para participar desses programas de capacitação. “Agora tivemos essa honra e reconhecimento. Estamos instalando o nosso Núcleo de Educação Permanente e, estamos incluindo em relatórios enviados ao Ministério, todas as atividades de capacitação desenvolvidas pelas equipes”, ressaltou Franclen.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar