Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio nas unidades de saúde de Juazeiro

Início Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio nas unidades de saúde de Juazeiro

Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio nas unidades de saúde de Juazeiro

Autor: Comunicação

Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio nas unidades de saúde de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (28)  ‘sala de espera’ para falar sobre o ‘Setembro Amarelo’, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Desta vez foram as comunidades do Jardim Flórida,  na sede, e de Lagoa do Boi, na zona rural. As palestras foram ministradas pela equipe do  Núcleo Ampliado de Saúde […]

29/09/2021 14h30 Atualizado há 1 ano atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (28)  ‘sala de espera’ para falar sobre o ‘Setembro Amarelo’, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Desta vez foram as comunidades do Jardim Flórida,  na sede, e de Lagoa do Boi, na zona rural.

As palestras foram ministradas pela equipe do  Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). A proposta é falar de saúde mental, a partir dos dados de atendimento que possam identificar o adoecimento da população avaliado nas consultas realizadas nas UBS’s do município.

“Educar promovendo a saúde no espaço da UBS vai além da prevenção e tratamento das doenças. Torna-se um recurso que possibilita a troca de conhecimento, aprendizado, que pode trazer a adoção de novos hábitos da população que foi esclarecida. Tende a gerar a mudança de comportamento dessas pessoas”, destacou a superintendente da Atenção Básica, Marília Andrada.

Atenção à Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Juazeiro tem um Núcleo de Atendimento à Saúde Mental dos pacientes. Qualquer pessoa atendida nas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro é encaminhada à Atenção à Saúde Mental que tem equipe de psicólogos e psiquiatras para o atendimento.

O município possui três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O CAPS II funciona na Rua Aracaju, nº 08, no Bairro Dom Thomaz. O CAPS AD fica na Rua Eliseu Martins, s/n, no bairro Novo Encontro (antiga unidade de saúde) e o CAPS Infanto-juvenil, na Rua Almirante Tamandaré, nº 177,  bairro Country Club.

Os CAPS são serviços portas abertas e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ


Facebook Instagram Youtube