Prefeitura de Juazeiro resolve problema antigo de infiltração de vias do Alto do Alencar e bairro segue com serviços de pavimentação acelerados

Início Prefeitura de Juazeiro resolve problema antigo de infiltração de vias do Alto do Alencar e bairro segue com serviços de pavimentação acelerados


As intervenções de pavimentação da Prefeitura de Juazeiro estão espalhadas por todo o município e já passam de mais de 100 ruas beneficiadas. Diversos bairros e comunidades no interior têm recebido o asfalto em trechos que há anos sofrem com poeira, lama, buracos e falta de mobilidade urbana. No Alto do Alencar, não é diferente; depois da resolução de um problema de infiltração do solo argiloso, as cinco vias do bairro seguem com serviços acelerados. 

A equipe de engenharia da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou um estudo para corrigir uma deficiência antiga da formação da base das ruas. Segundo o engenheiro civil da Sedur, Paulo Andrade, “quando as máquinas entraram no bairro para realizar a terraplanagem, foi constatado que as vias tinham um problema de suporte de carga no solo que não era favorável para receber a estrutura de base e a massa asfáltica juntos. Foi preciso viabilizar a estruturação do pavimento com o reforço, pois a base possuía materiais muito argilosos que, em contato com a água, poderiam causar infiltração e deformação do asfalto”, pontuou. 

“Como solução, houve a necessidade de substituir os materiais do subleito para dar maior suporte na estrutura do pavimento. Então, utilizamos um tipo de brita chamada “pedra amarroada”, mais conhecida como “pedra rachão” na preparação do solo com o objetivo de evitar problemas futuros de infiltração, complementando com a camada estrutural do pavimento. Agora as intervenções seguem aceleradas e, em breve, o asfalto será concluído”, complementou o engenheiro.

Mais pavimentação 

Já são mais de 30 bairros e localidades que receberam ou estão recebendo pavimentação asfáltica, na sede e no interior.  A gestão municipal tem utilizado investimentos, através de emendas parlamentares, de cerca de R$ 12 milhões, do deputado federal Adolfo Viana. Atualmente, os bairros Novo Encontro, Monte Serrat, Itaberaba, Alto do Cruzeiro também estão em obras. As vias do bairro Cajueiro já foram concluídas e entregues à comunidade. Com investimentos próprios, o asfalto também está mudando a realidade da infraestrutura de Massaroca. Outras localidades como Carnaíba do Sertão e Juremal também estão na programação para receberem os serviços, as obras também chegarão aos demais distritos.

Texto: Eudes Sampaio – Ascom/Sedur/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube