Prefeitura de Juazeiro reforça apoio a pipeiros para manter a continuidade dos serviços

Início Prefeitura de Juazeiro reforça apoio a pipeiros para manter a continuidade dos serviços


A Prefeitura de Juazeiro segue reforçando a parceria com os pipeiros que atuam no município, seja através da Operação Pipa, do Ministério da Integração Nacional, ou os profissionais que trabalham para a gestão municipal levando água para as comunidades do interior. Nesta terça-feira (28), a prefeita Suzana Ramos e o coordenador da Defesa Civil do município, Ramiro Cordeiro, receberam uma comitiva de profissionais que atuam através da gestão municipal, oportunidade em que foi reforçado o compromisso da prefeitura com esse segmento tão importante para a continuidade dos serviços no município.

A Operação Carro-Pipa tem como objetivo realizar ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável (ou seja, para consumo humano) às populações atingidas por estiagens e secas. Em Juazeiro, é importante destacar que o município segue com decreto de emergência pela estiagem.

“Através da gestão Suzana Ramos, a Prefeitura de Juazeiro entende a necessidade da população, por isso vem abrindo espaço e dialogando alternativas com os pipeiros. A Operação Pipa é um programa do Governo Federal, mas que beneficia a nossa população do interior, e, devido aos aumentos recorrentes no valor dos combustíveis e à falta de reajuste no repasse da União à categoria, quase metade deles já desistiu de atuar na região. A isenção do Imposto sobre Serviço (ISS), que já acontece em outros municípios, vai garantir a prestação do serviço e amenizar a perda financeira da categoria”, explica Ramiro Cordeiro.

A sugestão de isenção do ISS para os pipeiros, de autoria do vereador Dionísio Gomes, será encaminhada à prefeita Suzana Ramos, que deve elaborar um projeto do executivo, para que a Câmara de Vereadores vote a isenção.

Como funciona

A Operação Pipa, do Exército, e a Operação Água Potável, do governo do estado, trabalham em cima de critérios e estatísticas. Dentro dessa perspectiva, um pipa de 8 mil litros é suficiente para atender 11 pessoas durante 30 dias. Por conta da demanda e para reforçar o apoio às famílias do interior, a Defesa Civil de Juazeiro vai fazer um novo levantamento no sentido de garantir um melhor abastecimento, que acontece através de captação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

Ascom/PMJ

Foto: Pedro Angelo/PMJ

Compartilhar