Prefeitura de Juazeiro reestrutura Núcleo da Fundação Unicef que incentiva o protagonismo juvenil

Início Prefeitura de Juazeiro reestrutura Núcleo da Fundação Unicef que incentiva o protagonismo juvenil

A Prefeitura de Juazeiro, através do Comitê Intersetorial pró Selos Abrinq/Unicef, deu início a reestruturação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) no município, com a apresentação do projeto para estudantes de unidades de ensino da redes municipal e estadual. A iniciativa visa promover o protagonismo juvenil e, entre outras coisas, o engajamento desse público no conjunto de estratégias do Selo Unicef.

O evento teve a participação de estudantes das escolas municipais Paulo VI, Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes, Dom Avelar Brandão Vilela, Mandacaru, Helena Celestino Magalhães e Dinorah Albernaz Mello da Silva, como, das estaduais Modelo Luís Eduardo Magalhães e Codefas.

Na ocasião, foi apresentado o que é Nuca, sua composição e a forma de atuação de seus integrantes, que voluntariamente se apresentaram para atuar no projeto.

A coordenadora da Equipe Intersetorial pró Selos Abrinq/Unicef, Alexandrina Araújo, destacou que a iniciativa integra uma das agendas da prefeita Suzana Ramos, que visa a garantia dos direitos humanos e da dignidade desse segmento. Ela também destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento de competências nos adolescentes.

“Reestruturar esse Núcleo é dar voz e vez aos meninos e meninas do nosso município, é preciso dar visibilidade para esse segmento. Eles por meio do PPCA ajudarão a fazer um projeto voltado para os adolescentes, com políticas públicas de fortalecimento aos jovens no desenvolvimento de competências cognitivas, psicossociais e etc”, finalizou Alexandrina.

Serão realizados outros encontros para alinhamento de ações com os novos integrantes do Nuca e organização do I Fórum Comunitário, previsto para o dia 10 de março

Protagonismo

“A gente tem uma grande importância para a sociedade e muitas vezes somos deixados de lado. Como eu disse, cada um tem suas necessidades e forma de pensar, e adolescência é isso. Se nós não formos ouvidos agora, nunca seremos. É muito importante virem aqui e conversarem com a gente para que possamos lutar por nossos direitos”, destacou a estudante Layla Maria Soares, uma das novas integrantes do Nuca.

O Nuca

Iniciativa da Fundação Unicef, o Nuca é composto por 16 adolescentes (8 meninos e 8 meninas), com idades entre 12 e 18 anos incompletos, com o objetivo de discutir e fomentar a promoção de ações que assegurem direitos e oportunidades para os adolescentes.

Será construído pelo grupo, um Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA) composto por iniciativas voltadas para diversas áreas e reivindicações à gestão municipal. O plano será analisado pela Unicef, será monitorado pela Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e será entregue também a prefeita Suzana Ramos, para aplicação até 2024.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ
Foto: Marcel Cordeiro/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube