Prefeitura de Juazeiro realiza pulverização para combater mosquito Aedes aegypti

Início Prefeitura de Juazeiro realiza pulverização para combater mosquito Aedes aegypti

Intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está realizando ações de pulverização. O mosquito é transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Os agentes de endemias estão circulando locais que possuem casos positivos das doenças, realizando tratamento espacial Ultra Baixo Volume (UBV), ou seja, o fumacê para eliminação de mosquito adulto.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Djalma Amorim, as bombas costais foram cedidas pelo governo do estado e estão sendo utilizadas para intensificar o combate ao mosquito. “Quando chega o resultado do laboratório, o Núcleo de Endemias vai ao local onde teve o resultado positivo e faz o bloqueio com a bomba costal, realizando pulverização espacial em um raio de 100 a 300 metros, deste modo, eliminando o mosquito adulto”, explicou Djalma.

O trabalho com a bomba é manual e as equipes que realizam a pulverização estão circulando por diversos pontos do município. Além das bombas costais, iniciou nesta quarta-feira (20) a circulação do carro fumacê. No cronograma, estão áreas tanto na zona urbana quanto na área rural. De acordo com Djalma Amorim, são três veículos do estado em parceria com o município, circulando em horários estratégicos pela manhã e também entre o final da tarde e início da noite. “O carro está circulando das 5h às 7h da manhã e também das 17h às 20h por vários locais da cidade. Nesta quarta-feira o carro fumacê rodou pelo Centro da cidade, mas tem programação pelos bairros e também na zona rural”, concluiu Djalma.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação PMJ

Compartilhar