Prefeitura de Juazeiro realiza oficina voltada para o aproveitamento integral de alimentos em comunidade do interior

Início Prefeitura de Juazeiro realiza oficina voltada para o aproveitamento integral de alimentos em comunidade do interior

Prefeitura de Juazeiro realiza oficina voltada para o aproveitamento integral de alimentos em comunidade do interior

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAP

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro realiza oficina voltada para o aproveitamento integral de alimentos em comunidade do interior

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) realizou na última sexta-feira (25) mais uma oficina de capacitação voltada para o aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável. A ação fez parte da programação da 2ª Amostra de Arte e Empreendedorismo realizada pela Escola Municipal 15 de julho, no […]

28/11/2022 13h55 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) realizou na última sexta-feira (25) mais uma oficina de capacitação voltada para o aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável. A ação fez parte da programação da 2ª Amostra de Arte e Empreendedorismo realizada pela Escola Municipal 15 de julho, no distrito de Maniçoba e teve como público alvo os alunos e professores da referida escola.

A Oficina

Cerca de 30 pessoas participaram da capacitação que abordou o aproveitamento da banana na sua totalidade, utilizando a massa, a casca e o mangará (coração da banana). A gerente de capacitação sustentável da Adeap, Ataildes Pinheiro, responsável por conduzir a capacitação, explica que o objetivo do projeto é incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, evitando assim o desperdício, transformando o que seria lixo em pratos deliciosos e nutritivos. Além disso, os participantes têm a oportunidade de aprender pratos que podem ser comercializados e assim gerar renda própria.

“Todos aprenderam a fazer o beneficiamento dessa cultura na sua totalidade, passamos as orientações sobre como fazer o brigadeiro da casca e polpa da banana, sonho da polpa e casca da banana, carne maluca da casca da banana, refogado criativo do coração da banana, ou seja eles saem hoje dessa oficina sabendo aproveitar cada parte da banana”, explica a gerente de capacitação sustentável da Adeap, Ataildes Pinheiro.

Aprovação

O professor Ademilson Bispo foi um dos participantes da oficina, ele conta que a oficina foi fundamental para a comunidade, que está localizada num Projeto de Irrigação. “Nossa escola está localizada numa área produtora de frutas, onde há um grande desperdício das mesmas. Agora já sabemos como aproveitar, reaproveitar, utilizar a casca que antes era dispensada. Um momento valoroso que agregou muito conhecimento para todos”, avaliou o educador.

De acordo com o gestor da Adeap, Assis da Apolo, esta não é a primeira oficina que acontece este ano. “Fizemos uma na semana do meio ambiente, focada do aproveitamento da palma e do mandacaru e dentro do Projeto “Adeap Itinerante cuidando do interior”, sempre realizamos as oficinas, como forma de incentivar a total aproveitamento dos alimentos característicos da nossa região, pois a gestão Suzana Ramos que entende que o crescimento deve ser desenvolvido de forma sustentável”, pontuou Assis da Apolo.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMJ


Facebook Instagram Youtube