Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 200 atendimentos em feira da saúde no Dom Thomaz

Início Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 200 atendimentos em feira da saúde no Dom Thomaz

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 200 atendimentos em feira da saúde no Dom Thomaz

Secretaria de Saúde

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 200 atendimentos em feira da saúde no Dom Thomaz

26/04/2023 17h40 Atualizado há 1 mês atrás

Os moradores do Dom Thomaz passaram a manhã desta quarta-feira (26), aproveitando os diversos serviços e ações educativas oferecidas pela Feira de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).

Foram realizados 252 atendimentos, entre: consultas médicas, exames preventivos ginecológicos, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), vacinação, ventosa terapia, aferição de pressão arterial e glicemia capilar e atendimentos odontológicos. Também foram oferecidas atividades de orientação em saúde e higiene bucal e uma palestra sobre prevenção e combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Os atendimentos odontológicos foram uns dos mais procurados por 25 pessoas, inclusive por Jucelma Souza Oliveira, moradora do bairro que também aproveitou a feira para atualizar o cartão de vacinação. “Vim com o meu filho e fomos ao dentista e tomamos as nossas vacinas da Covid-19. Ele ainda participou da aula de escovação dental. Foi tudo muito bom, rápido e o melhor: pertinho de casa”, elogiou.

Facilitar o acesso da população à UBS foi um dos motivos para desenvolver a feira, afirmou a enfermeira da Sesau Raiane Passos. “Nosso objetivo é estreitar os laços com a comunidade do bairro, trazer as pessoas para dentro da unidade, para que elas possam conhecer os serviços ofertados e possamos desenvolver mais atividades de promoção à saúde”, disse.

A enfermeira Rayane ainda explicou que a feira é uma atividade desenvolvida a partir do curso de pós-graduação oferecido pelo projeto “Cuida APS: cuidado das pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Dentro da especialização, foi formada uma equipe de melhorias pelos próprios profissionais da UBS. O grupo identifica os gargalos e viabilizam soluções.

“Cuida APS”

O “Cuida APS: cuidado das pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) vem sendo desenvolvido por uma parceria entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Os profissionais de saúde do município de Juazeiro estão participando da especialização: Melhoria do cuidado das pessoas com condições crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS). A  pós-graduação está sendo oferecida de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line.

Texto Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau


Facebook Instagram Youtube