Prefeitura de Juazeiro realiza formação com merendeiras da rede municipal de ensino sobre boas práticas de manipulação dos alimentos

Início Prefeitura de Juazeiro realiza formação com merendeiras da rede municipal de ensino sobre boas práticas de manipulação dos alimentos


O percurso dos alimentos que compõem a alimentação escolar até chegar as mãos dos estudantes nas unidades ensino, envolve a realização de diversos processos e procedimentos. O acesso à informação correta sobre boas práticas de manipulação desses alimentos é essencial para a garantia de uma alimentação saudável e segura. Pensando nisso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (08), uma formação com cerca de 190 merendeiras da rede municipal, da sede e interior do município, para orientação das profissionais sobre o tema.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, abriu o evento destacando a importância da iniciativa e, durante todo o dia, as merendeiras receberam orientações da equipe que compõe o Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, sobre as boas práticas de manipulação de alimentos: conservação, armazenamento e higienização. Além disso, também foram pontuadas questões relacionadas à importância da vestimenta adequada pra uso nos ambientes de armazenamento, conservação e cocção dos alimentos.

Merendeira há vinte anos, Cláudia Maria Barbosa dos Santos informou que já participou de outras formações, que são momentos importantes por orientarem o trabalho desenvolvido no dia a dia, e destacou uma informação que fará a diferença em sua rotina. “Hoje me chamou atenção a questão da roupa. Devemos ir para o trabalho com uma e trocá-la quando chegarmos na escola, para não haver contaminação nos alimentos”, explicou a merendeira.

Já Maria da Glória Santos é novata na rede municipal, está há cerca de sete meses, e ressaltou a importância do momento formativo. “Nós aprendemos várias coisas que não sabíamos, para labutar na merenda e tomar todos os cuidados, inclusive, na alimentação das crianças. Trabalho na parte da manhã e é o horário onde há mais crianças”, contou a merendeira.

As merendeiras também receberam materiais de apoio como cartilha com orientações sobre os procedimentos, e durante o evento, também puderam fazer observações e sanar dúvidas sobre os procedimentos.

Qualidade

A nutricionista responsável pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, Ilce Eulália Rosa, destacou o cuidado da gestão municipal com a merenda de qualidade e o treinamento das profissionais. “A formação de merendeiras é de extrema importância no processo de desenvolvimento da saúde dentro da educação. As merendeiras são treinadas na questão das boas práticas, processo de higiene, congelamento e descongelamento dos produtos que entregamos, para ter realmente uma merenda de qualidade”, finalizou a nutricionista.


Texto: Brena Souza – Ascom/ Seduc/PMJ
Fotos – João Pedro Soares – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube