Prefeitura de Juazeiro realiza ações de orientação durante campanha do Novembro Azul em UBS’s

Início Prefeitura de Juazeiro realiza ações de orientação durante campanha do Novembro Azul em UBS’s

Realizar ações de conscientização para a importância de prevenir doenças e cuidar mais da saúde masculina está entre os objetivos da campanha Novembro Azul. Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde iniciou uma série de ações dedicadas a este público.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) foram desenvolvidas programações personalizadas, como por exemplo, na UBS do Alto do Cruzeiro que durante o mês está realizando palestras, testes rápidos e orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata. Já a UBS do CSU realizará, na próxima quarta-feira (16), testes de glicemia, serviços odontológicos, palestra, atividades físicas, entre outras ações.

Vale lembrar que a identificação de doenças, como o câncer de próstata, precocemente aumenta as chances de tratamento eficiente. Por isso, o incentivo às visitas recorrentes à unidade de saúde e mudanças nos hábitos são sempre reforçadas durante o atendimento no mês dedicado à campanha. Para o diagnóstico precoce basta realizar o exame de sangue PSA em homens acima dos 50 anos. Na rede municipal de saúde o paciente também recebe as orientações necessárias, em caso positivo, para a doença.

“Nossas ações em saúde buscam incentivar os homens na busca por melhorar sua qualidade de vida e principalmente, em casos específicos dar a assistência necessária para a realização de exames pela rede municipal. Sabemos que muitos homens preferem não conversar sobre o assunto, mas com saúde não se brinca. Busquem atendimento médico o quanto antes”, reforçou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Sinais de alerta

Histórico de câncer na família

Sobrepeso e obesidade

Dificuldade de urinar

Sangue na urina

Esses são alguns dos fatores de risco que o homem deve ficar atento e procurar atendimento médico o quanto antes.

Os interessados em participar das ações e usufruir dos serviços oferecidos, durante o Novembro Azul, podem procurar a recepção da unidade de saúde para mais informações. Durante todo o ano as UBS’s estão de portas abertas para, em caso de suspeita de câncer, o homem seja atendido, passe por uma avaliação e realize exames médicos.


Texto: Thamires Santos – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube