Prefeitura de Juazeiro realiza 1º Ciclo Formativo no Cuidado Integral em Saúde Mental para profissionais da rede

Início Prefeitura de Juazeiro realiza 1º Ciclo Formativo no Cuidado Integral em Saúde Mental para profissionais da rede

As equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e ambulatório de Saúde Mental, participaram, nos dias 17 e 18/02, do 1º Ciclo Formativo no Cuidado Integral em Saúde mental, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), e teve como objetivo a oferta de capacitação para os profissionais sobre cuidado integral relacionado à saúde mental na atenção primária.

“Esse encontro foi um momento de contribuir com a formação para profissionais da saúde que serão agentes matriciadores de discussão em relação à saúde mental, que consiste em ofertar apoio técnico, pedagógico e clínico para os profissionais de uma determinada equipe de referência. Então, a finalidade é que possamos apresentar competências, habilidades e atitudes para que esses agentes matriciadores, formadores, cheguem nas respectivas equipes e tenham esses critérios, e que o serviço seja ofertado com qualidade e cuidado para os usuários que procuram o serviço, tanto nos CAPS, como nas UBSs, por exemplo”, frisou a palestrante e psicóloga sanitarista, Josicleia Oliveira.

Para a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida, o encontro foi mais uma forma de enriquecer o conhecimento sobre saúde mental nas suas várias perspectivas. “A importância desse encontro está no fortalecimento da rede, aumentando a capacidade de resolução dos problemas de saúde, onde os trabalhadores puderam dialogar e trocar saberes”, destacou Ana Ires.

A psicóloga, Jéssica Barbosa, trabalha há três anos no CAPS II de Juazeiro. Para ela, esse encontro foi um momento de acrescentar mais informações para o seu trabalho. “O matriciamento é fundamental para a oferta e melhoria na qualidade do serviço de saúde e esse momento de integração com profissionais da rede, nesse aspecto de formação é muito importante, porque, muitas vezes alguns conceitos não são trabalhados no dia a dia, então esse encontro possibilitou esses conhecimentos, principalmente nesse período de pandemia, que tem sido bem desafiador lidar com novas configurações de trabalho”, pontuou Jéssica Barbosa.

Adjany Fernades de Oliveira, é assistente social e compõe a equipe do Nasf-Distrito Sanitário II, e participar desse momento foi enriquecedor. “Foi de suma importância, um momento que está proporcionando para nós, uma formação que vai contribuir como ferramenta de trabalho e apoio, junto às equipes e pensando nessa logística de saúde mental, cada vez mais fortalecendo a rede e como consequência disso, teremos a ampliação e melhoria na qualidade do atendimento para os usuários”, concluiu a assistente social.

O encontro foi realizado em parceria com a Diretoria de Saúde Mental de Juazeiro, Núcleo de Humanização e Educação Permanente de Juazeiro e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), e aconteceu na Univasf.

Texto: Aucilania Soares – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar