Prefeitura de Juazeiro prossegue com ações de higienização bucal e dicas de escovação correta para as crianças do município

Início Prefeitura de Juazeiro prossegue com ações de higienização bucal e dicas de escovação correta para as crianças do município

O cuidado com a higienização bucal começa logo nos primeiros anos de vida das crianças, para que os pequenos cresçam com a saúde bucal em dia, mantendo assim, um belo sorriso. Nesse sentido, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), em conjunto com a Superintendência de Políticas Sociais e Diretoria de Habitação, realizou na manhã desta quinta-feira (4), uma ação odontológica, que contou com orientação de higiene bucal, aplicação de flúor e entrega de kits de higiene com escovódromo para crianças de 5 a 9 anos, estudantes da Escola Municipal Aprígio Duarte, localizada no Residencial Juazeiro I.

Durante a ação, a equipe realizou uma triagem para o atendimento de crianças que serão assistidas pela Unidade Móvel Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades de promoção à saúde bucal têm sido conduzidas de forma efetiva e incorporadas à realidade e ambientes, como escolas e residenciais habitacionais, a exemplo do São Francisco, Mairi, Brisa da Serra, Dr. Humberto e Praia do Rodeadouro, que frequentemente vêm recebendo assistência odontológica para a população infantil.

“A iniciativa tem como objetivo realizar um trabalho de conscientização nas crianças quanto a importância de realizarem a escovação dos dentes três vezes ao dia, tanto ao amanhecer, após o almoço e antes de dormirem, como também sempre que possível após toda refeição realizada ao longo do dia. Dentro da ação as crianças também são orientadas sobre a prevenção da cárie e de outras doenças que afetam a saúde bucal”, explicou a diretora de Habitação, Quisa Benevides, que coordena a ação, juntamente com a dentista Lorena Leal.

A gestora da Escola Aprígio Duarte, Mariana de Castro, ressaltou a importância da ação. “Esse projeto vem com um diferencial que me encantou, pois além das instruções e dicas sobre a higienização bucal e o levar do conhecimento para os alunos sobre a maneira correta da escovação dos dentes, também são realizadas a identificação de problemas, dando assim logo e encaminhamento para as unidades de tratamentos odontológicos do município. A gestão municipal está concedendo um atendimento de qualidade e humanizado para os nossos alunos. A iniciativa é muito oportuna e significativa para a criançada”, disse Mariana.

Texto: André Calixto – Ascom/Sedes/PMJ

Foto: Luan Medrado/PMJ

 

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube