Prefeitura de Juazeiro promove mais uma capacitação para servidores municipais sobre orientações técnicas do Plano Municipal de Implantação da Nova Lei de Licitações

Início Prefeitura de Juazeiro promove mais uma capacitação para servidores municipais sobre orientações técnicas do Plano Municipal de Implantação da Nova Lei de Licitações

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Administração (SEAD), realizou nesta terça-feira (30), o 4º encontro em continuidade das etapas do Plano Municipal de Implantação da Nova Lei de Licitações. E os temas tratados foram os instrumentos de planejamento, ministrados pela consultora especializada na área, Marla Oliveira.

A capacitação foi voltada para os servidores que atuam nos setores de Licitações e Convênios das diversas secretarias municipais. Estiveram presentes o Procurador Geral do Município e Coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial, Thiago Cordeiro, e os secretários de Administração, Wendell Batista, e o de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Freire.

“Com o encontro desta terça, a gestão Suzana Ramos avança em mais uma etapa preparatória para a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos no âmbito da administração municipal, na qual debatemos sobre alguns instrumentos de extrema importância, a exemplo dos estudos técnicos preliminares (ETP), da análise de riscos e do termo de referência. Com isso, a gestão municipal cumpre mais uma etapa importante no processo de transição para a Lei nº 14.133/2021, que passará a vigorar a partir de abril de 2023”, ressaltou o Coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial, Thiago Cordeiro.

A Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) atribuiu ao planejamento das licitações e contratações públicas a hierarquia de princípio, propiciando aos gestores públicos instrumentos para governança e concretude deste princípio. A fase preparatória do processo licitatório é caracterizada pelo planejamento e deve estar de acordo com o Plano de Contratações Anual (PCA), que devem constar os estudos técnicos preliminares (ETP), a análise de riscos e o termo de referência.

Durante a capacitação, a consultora Marla Oliveira abordou os aspectos teóricos e práticos da fase preparatória do processo licitatório à luz da nova Lei de Licitações e Contratos, por meio de exemplos corriqueiros no Município, explicando aos servidores o modo de confecção destes e a consequente finalidade.

“Para falar de planejamento de contratações, tem que dar um passo para traz, vendo a fotografia maior do Município. O objetivo é entender para quê e para quem serve as compras públicas. E os instrumentos de planejamento englobam um conjunto de objetivos a se alcançar na Municipalidade. Todavia, frise-se, não é só alcançar o menor preço ou a compra célere e tempestiva, o que se busca em verdade é atingir uma finalidade, atendendo uma necessidade, através da real efetivação da política pública”, explicou Marla Oliveira.

Para o secretário de Administração, Wendell Batista, o treinamento traz embasamento aos servidores aplicarem de forma efetiva as inovações trazidas pela nova Lei de Licitações.

“O objetivo dessas capacitações é que, através de todos esses estudos, workshops e treinamentos, a gente consiga em 2023, quando a legislação obriga a implantação de fato da nova lei, estar com a equipe de licitação do município apta a realmente efetivar as novas normas, os novos procedimentos da nova lei de licitações, sem que, a partir de então, não tenhamos nenhum tipo de problemas quanto aos órgãos de controle”, destacou o secretário de Administração, Wendell Batista.

Texto: Edísia Santos – Ascom SEAD/PGM/PMJ

Fotos: Edinázio Dias/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube