Prefeitura de Juazeiro promove formações continuadas com professores visando avanços educacionais

Início Prefeitura de Juazeiro promove formações continuadas com professores visando avanços educacionais

Prefeitura de Juazeiro promove formações continuadas com professores visando avanços educacionais

Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro promove formações continuadas com professores visando avanços educacionais

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem desenvolvido uma série de ações para melhoria do ensino na Rede Municipal, entre elas, a promoção de formações continuadas em diversas áreas. Durante esta semana, a Seduc realizou, junto a professores e coordenadores da rede, formações dos programas #BoraAgir, Aprender e Aprova […]

09/07/2022 21h26 Atualizado há 7 meses atrás


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem desenvolvido uma série de ações para melhoria do ensino na Rede Municipal, entre elas, a promoção de formações continuadas em diversas áreas. Durante esta semana, a Seduc realizou, junto a professores e coordenadores da rede, formações dos programas #BoraAgir, Aprender e Aprova Brasil.

O #BoraAgir é um projeto guarda-chuva que engloba ações como a Parada Pedagógica e a Tutoria de Aprendizagem, que tem o objetivo de amenizar os danos causados à educação pela pandemia da Covid-19, como a defasagem na aprendizagem dos alunos, dando suporte pedagógico aos professores e estudantes do ensino fundamental. Os coordenadores dos anos iniciais e finais das escolas municipais foram apresentados à ação no auditório da Seduc, reforçando práticas e conhecendo novas estratégias de ensino e aprendizagem.

Marli Cardoso, professora da Escola Presidente Tancredo Neves, no bairro Dom José Rodrigues, afirma ter tirado grande proveito da formação. “O #BoraAgir é importante para a nossa retomada, pois é uma injeção de ânimo que deixa tudo conectado, de forma que a rede possa trabalhar para alavancar os níveis de aprendizagem”, enfatiza.

Considerando a importância da preparação dos estudantes também para avaliações externas, como as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), os professoares que atuam com o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental também receberam formações focadas nos materiais do Aprova Brasil.

O projeto conta com metodologia única e eficaz, apoiada em recursos pedagógicos impressos e digitais de qualidade, que ampliam habilidades de leitura e resolução de problemas matemáticos entre os estudantes.

Rosilene Leal, coordenadora do Núcleo de Escolas Manoel Luiz da Silva, Escola Família Unida e Escola de Tempo Integral Américo Tanuri, comemorou a realização destes momentos formativos. “Eles representam uma ampliação do preparo docente, dos nossos valores e da nossa educação”, salienta Rosilene sobre o momento vivido.

As áreas de alfabetização e letramento tiveram também reforço na formação virtual para professores e coordenadores pedagógicos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, por meio do aprofundamento dos estudos dos materiais da coleção ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’.

Imersão de conhecimentos

A superintendente de Formação da Seduc, Clemilda Dias, destacou que as formações proporcionam aos profissionais uma imersão em diversos conhecimentos. “As formações, além de tudo o que proporcionam, são momentos de apresentação de novas estratégias e troca de aprendizagem entre pares que constroem novos saberes, considerando a realidade da rede municipal de Juazeiro”, finalizou a superintendente.


Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/Seduc/PMJ
Sob supervisão da Ascom PMJ


Facebook Instagram Youtube