Prefeitura de Juazeiro promove encontro para ouvir reivindicações de vendedores ambulantes e debater melhorias para o setor

Início Prefeitura de Juazeiro promove encontro para ouvir reivindicações de vendedores ambulantes e debater melhorias para o setor

Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), promoveu nesta segunda-feira (8) um encontro com vendedores ambulantes que trabalham em festas e eventos comercializando bebidas e lanches, para ouvir as reivindicações da categoria e dialogar melhorias para o setor.

Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, César Miller; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), George Falcão; a presidente da Associação de Ambulantes de Juazeiro, Maria do Carmo Bento da Silva; o presidente da Associação de Ambulantes, Camelôs e Trabalhadores Informais de Juazeiro, Rubinho Camelô; além de outras lideranças.

O objetivo principal do encontro realizado pela equipe operacional da Semaurb foi proporcionar um espaço de escuta e de diálogo com os comerciantes informais. Na oportunidade os ambulantes falaram sobre as dificuldades que eles enfrentam para trabalhar em eventos públicos e privados realizados no município. E também deram sugestões e fizeram algumas reivindicações à gestão municipal.

Vendedora ambulante há mais de trinta anos, dona Vanúsia Marques elogiou a iniciativa da prefeitura em promover esse debate. “Nós nunca tivemos essa comunicação entre a equipe da prefeitura e ambulantes. Eu estava incomodada com muitas situações que acontecem em festas e nunca teve antes uma reunião com prefeito, com secretário para nos receber. Nós vínhamos sofrendo não era de agora, era desde muitas gestões. E pela primeira vez eu estou vindo numa reunião decente e com muito respeito a nosso favor. Isso é muito importante, estão de parabéns, adorei”, disse a vendedora.

“Foi muito importante porque nós estávamos necessitando de um momento como esse para reivindicar algumas coisas que estavam acontecendo no meio dos vendedores ambulantes. É com união que a gente vence as dificuldades do dia a dia. Hoje foi a primeira reunião e espero que essa ação tenha continuidade, para que a gente tenha um diálogo sadio entre a prefeitura e os ambulantes e barraqueiros. Eu parabenizo a prefeita”, completou José Paulo Bento da Silva, vendedor ambulante em Juazeiro há dezessete anos.

Fortalecimento de vínculos

Os ambulantes tiveram oportunidade para questionar sobre taxas, divisão de espaços em eventos e o tratamento no atendimento aos trabalhadores. Eles também conheceram as atribuições da Semaurb e os canais de contato para dar outras sugestões e tirar dúvidas.

Durante o encontro, a equipe operacional da secretaria apresentou o “Semaurb Capacita”, um plano de ações voltado para a qualificação dos vendedores ambulantes sobre boas práticas de atendimento, impulsionamento de vendas e geração de renda.

Para o titular da Semaurb, o objetivo principal da iniciativa é fortalecer a parceria entre o poder público, ambulantes e sociedade. “Nós da Semaurb, em nome da prefeita Suzana Ramos, garantimos que a gestão municipal está imbuída em cuidar e dar uma atenção especial aos trabalhadores ambulantes, fazendo uma gestão humanizada. Queremos entender as dificuldades que os ambulantes enfrentam e como é o relacionamento entre a Semaurb e a categoria, para podermos melhorar o atendimento e essa parceria”, ressaltou César Miller.

Parcerias

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) destacou a importância do encontro para estreitar as parcerias e proporcionar melhorias para o comércio informal. “É uma ação muito louvável, mostra que se a prefeitura está disposta a ouvir é porque está procurando ter soluções, então nada melhor que ouvir quem próprio está sofrendo, que tem os anseios, as deficiências, que os ambulantes tragam suas ideias para que a prefeitura possa ajudar. Só com diálogo é que se consegue chegar a um denominador comum. Nós da Associação Comercial estamos nos colocando também à disposição para isso”, destacou George Falcão.

Também estiveram presentes na reunião o vereador Mundeco; o presidente da União das Associações de Moradores, Entidades Afins e Líderes Comunitários do Município de Juazeiro da Bahia (UAMEALCJ-BA), Domingos Sérgio de Souza, e o presidente da Federação Municipal das Associações e Entidades Afins de Juazeiro (FMAMEAJ), Francisco Odécio (Chico Bito).

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: Edinázio Dias/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube