Prefeitura de Juazeiro põe fim à espera de 12 anos e começa a realizar cirurgias oftalmológicas no município

Início Prefeitura de Juazeiro põe fim à espera de 12 anos e começa a realizar cirurgias oftalmológicas no município

Para fazer a cirurgia de catarata do olho direito, seu José Aroldo Martins Ferreira, teria que viajar cerca de 500 km até a capital do estado, Salvador. Mas como a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou nesta quinta-feira (19) as cirurgias de catarata e também de pterígio no município, o idoso estava contente de não ter que se deslocar para fazer o procedimento tão aguardado. “Fiz a avaliação, a Secretaria de Saúde me enviou para cá e já estou aqui aguardando para entrar e fazer a cirurgia. Um atendimento 10, muito bom”, disse seu Aroldo.

As cirurgias de catarata e pterígio fazem parte do credenciamento que a Secretaria de Saúde fez para procedimentos oftalmológicos dos serviços que eram realizados através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “Esse credenciamento para a realização de consultas e cirurgias vem com vários exames complementares como ultrassonografias de olho, exame de fundo de olho. É um ganho para Juazeiro. A população está recebendo esse novo serviço que foi implantado aqui com todo carinho e preocupação como a prefeita Suzana Ramos sempre nos pede, que a gente acolha as pessoas e promova uma saúde sempre melhor. A adesão da população que não vai precisar mais viajar para outro município para realizar estes procedimentos é enorme. A gente consegue ver a satisfação no olhar delas, por estarem tendo esse serviço de oftalmologia aqui na cidade de Juazeiro”, destacou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

O credenciamento ocorreu após 12 anos de espera, já que o município não oferecia estes tipos de procedimentos. A marcação é feita através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) via Central de Marcação.

Dona Janete Clea da Cruz mora em Juazeiro e aguardava há um tempo para fazer a cirurgia. Mas logo que levou a documentação para a Secretaria de Saúde, foi chamada para a avaliação e encaminhada para a cirurgia. “Não demorou muito. Hoje vou fazer a cirurgia no olho esquerdo. Talvez amanhã já faça do olho direito. É bom voltar ao normal e enxergar direitinho. Está muito bom o trabalho da prefeitura”, declarou Janete.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro/PMJ

Compartilhar