Prefeitura de Juazeiro participa de evento em apoio ao fortalecimento da Economia Solidária

Início Prefeitura de Juazeiro participa de evento em apoio ao fortalecimento da Economia Solidária


A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), marcou presença na 1ª plenária da Economia Solidária do Sertão do São Francisco, realizada nesta quinta-feira (2), no Espaço Plural da Univasf. Iniciativa do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), do qual a Prefeitura é grande parceira, a plenária teve como objetivo debater e avaliar a aplicação e alcance da política pública da Economia Solidária (modo de produção e comercialização baseado em modelos sustentáveis de gestão, distribuição e consumo).

Representando a Prefeitura na mesa de abertura da plenária, esteve o titular da Adeap, Assis da Apolo, que reforçou sobre a importância da parceria com o Cesol. “Esse evento e a parceria com o Cesol só faz engrandecer a Economia Solidária do nosso município. Nós estamos, inclusive, dando todo apoio de estrutura para a Feira da Economia Solidária, que também vem para fortalecer os empreendimentos locais de Juazeiro e de outros municípios”, ressaltou.

A plenária contou com a presença de autoridades legislativas, executivas, instituições e empreendedores. Foram discutidos temas como os avanços e desafios que envolvem a Economia Solidária na Bahia, assistência técnica e estratégias para a viabilização de empreendimentos solidários. Presente no evento, o superintendente da Economia Solidária da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre-BA), falou sobre os desafios e avanços das políticas públicas para a Economia Solidária. “Um dos maiores desafios é criar condições para a permanência dessa política pública, que é uma conquista democrática, da participação popular. E essa plenária também vem com esse objetivo de manutenção e fortalecimento dessa política”, enfatizou.

Sobre a Feira da Economia Solidária

A 37° edição da Feira de Economia Solidária, em Juazeiro, tem como propósito fortalecer as iniciativas de pequenos empreendimentos solidários de todo estado da Bahia. A comercialização acontecerá nos dias 03 e 04 de junho, a partir das 16h, no estacionamento da Orla II e contará com apresentações artísticas do evento Bule Cultural.

A feira contará com cerca de 70 expositores e expositoras, atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), que atuam com a produção de doces, geleias, licores, queijos, artesanatos e confecções. Esses grupos encontraram, nos últimos anos, uma nova alternativa de geração de renda, baseado na autogestão, no cooperativismo, que tem empoderado e transformado a vida de muitas famílias em todo o estado.


Texto: Patricia Barbosa – Ascom/Adeap/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube