Prefeitura de Juazeiro oferece serviços gratuitos para pacientes com infecções sexualmente transmissíveis

Início Prefeitura de Juazeiro oferece serviços gratuitos para pacientes com infecções sexualmente transmissíveis

Prefeitura de Juazeiro oferece serviços gratuitos para pacientes com infecções sexualmente transmissíveis

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro oferece serviços gratuitos para pacientes com infecções sexualmente transmissíveis

O programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) de Juazeiro funciona no Centro de Saúde III, no bairro do Angary, para atender a população com suspeita de doenças sexualmente transmissíveis e acompanhamento dos casos positivos. “Aqui a demanda é espontânea. Ou seja, qualquer pessoa que necessite pode procurar atendimento. O paciente é testado, e se o […]

18/03/2021 12h32 Atualizado há 2 anos atrás

O programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) de Juazeiro funciona no Centro de Saúde III, no bairro do Angary, para atender a população com suspeita de doenças sexualmente transmissíveis e acompanhamento dos casos positivos.

“Aqui a demanda é espontânea. Ou seja, qualquer pessoa que necessite pode procurar atendimento. O paciente é testado, e se o resultado for positivo, nossa equipe fará todo o acompanhamento, passando pelo aconselhamento sobre prevenção com o uso de preservativo e não compartilhamento de objeto perfuro-cortante, a exemplo do alicate de unha. Ele é encaminhado para a triagem, com enfermeiros e médicos especialistas do serviço”, explica a gerente do programa IST/AIDS e hepatites virais, Laís Ferrari dos Santos.

Dentro do programa funciona de forma específica o Serviço de Atenção Especializada (SAE). “Se o paciente for reagente a IST/AIDS ou hepatites viriais, nós encaminhamos ao SAE, onde essa pessoa tem todo o acompanhamento com médicos infectologistas. Aqui nós temos três especialistas”, ressaltou a gerente do programa.

Outras situações

O programa de IST/AIDS atende pessoas vítimas de violência sexual, acidente de trabalho com objeto perfuro-cortante e relação desprotegida com grupos de risco – a chamada profilaxia pós-exposição. “A profilaxia pós-exposição é quando o paciente testa negativo, mas ele precisa tomar a medicação para se prevenir de qualquer IST”, explica Laís.

AIDS

A Prefeitura de Juazeiro acompanha 520 pacientes de AIDS e está fazendo busca ativa de pacientes que abandonaram o tratamento. São pelo menos 90 pacientes que desde o início da pandemia do novo coronavírus não procuram o programa.

Serviço

Programa de IST/AIDS

Funcionamento: Centro de Saúde III, no bairro Angary

Serviço do PEPE / horário: 7h às 17h

SAE/horários: 7h30 às 12h e de 14h às 17h, ambos de segunda  a sexta-feira

Texto: Maria Lima – Ascom/SESAU/PMJ


Facebook Instagram Youtube