Prefeitura de Juazeiro leva cerca de 300 pacientes por semana para tratamento de saúde em Salvador

Início Prefeitura de Juazeiro leva cerca de 300 pacientes por semana para tratamento de saúde em Salvador

A Prefeitura de Juazeiro está encaminhando, a cada semana, cerca de 300 pacientes para tratamento médico em Salvador, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A média é de 70 pessoas por dia, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sesau) do município. 

“Nós temos dois ônibus de uma empresa terceirizada, transportando cerca de 30 pessoas cada um, e temos um micro-ônibus com capacidade para 16 pacientes. Estamos tentando finalizar a licitação de mais um ônibus, que a gestão anterior fez o processo, mas não pagou o veículo, e nós estamos vendo como vamos pegar esse ônibus”, explicou o gerente de Transportes, Bens e Serviços da Sesau, Luiz Fernando Alves.

A gerente do TFD em Juazeiro, Ana Laura Campêlo explica que muito do trabalho de acompanhamento dos pacientes está sendo refeito, como a atualização do cadastro e o atendimento na casa de apoio em Salvador. “Os carros estavam sucateados, o cadastro de pacientes não existia mais e a casa de apoio estava num estado desumano para os pacientes. A quantidade de leitos  insuficiente, alimentação precária, estava muito ruim”, contou Ana Laura.

Os veículos, a começar pelas ambulâncias, foram recuperados. Já houve uma grande melhora na alimentação e na hospedagem na casa de apoio. “A gente procura humanização, porque o paciente já chega muito debilitado. A gente quer dar uma condição para o paciente, pra ele ficar num lugar confortável, com boa alimentação e um atendimento digno”, concluiu Ana Laura.

TFD

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), criado em fevereiro de 1999, que tem por objetivo garantir o acesso de pacientes de um município a serviços assistenciais em outro município, ou ainda, em casos especiais, de um Estado para outro Estado. O TFD pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem, quando indicado. O TFD será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública e referenciada. 

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar