Prefeitura de Juazeiro lança projeto ‘Agentes Mirins da Saúde’ para crianças da Estação do Saber

Início Prefeitura de Juazeiro lança projeto ‘Agentes Mirins da Saúde’ para crianças da Estação do Saber

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), lançou nesta quarta-feira (8) o projeto Agentes Mirins da Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O projeto tem o objetivo levar, de forma lúdica, informações sobre a saúde para crianças nas escolas do município. O lançamento foi realizado na Estação do Saber José Carlos Tanuri.

A equipe do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS), do Núcleo de Endemias, leva a informação de maneira lúdica, com personagens bem teatrais para adentrar no universo dos pequenos. De acordo com a agente de endemias e integrante do NEPS, Regina Alves dos Santos, a proposta é que o grupo vá, pelo menos, uma vez por mês às escolas levando temas como o cuidado com os animais, combate ao Aedes aegypti, entre outros. “Com este projeto a gente vai até as escolas do município, cadastramos as crianças como agentes mirins e pretendemos também levá-los às residências para que eles tenham conversas educativas com os moradores”, disse Regina.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Costa, o projeto Agentes Mirins da Saúde acaba fazendo um trabalho muito importante de formação de cidadãos. “É um projeto muito bonito que faz parte da formação dessas pequenas pessoas, que, futuramente, vão estar no comando das nossas cidades, desses cidadãos em formação e que precisam ser bem orientados e que isso se transforme em um ato natural do cuidar”, destacou o secretário de Saúde.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, destaca a parceria entre as duas pastas para o Projeto Agentes Mirins. “O projeto é muito lúdico e isso é muito mais eficiente para atingir as nossas crianças, certamente dará muito certo e será um sucesso no nosso município”, disse Normeide.

Muito aprendizado

A pequena Maria Clara de Oliveira, de 7 anos, ficou bem na frente e prestou muita atenção ao que os personagens da turma do Chaves diziam sobre os cuidados com os animais e já vai repassar a informação. “Aprendi que não pode deixar o cachorro na rua, não pode deixar eles com doenças. Vou dizer para meus pais e para meus avôs e minhas tias”, disse a pequena.

Maria Valentina de Barros Sousa, de 7 anos, também quis mostrar o que aprendeu com o projeto Agentes Mirins da Saúde. “Eu aprendi que não devemos sair com o cachorro sem a coleira e que também tem que cuidar dos animais, dar a vacina. Foi muito legal o teatro”, ressaltou a garotinha.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Compartilhar