Prefeitura de Juazeiro investe em cultura e fortalece eventos e turismo da cidade

Início Prefeitura de Juazeiro investe em cultura e fortalece eventos e turismo da cidade

Prefeitura de Juazeiro investe em cultura e fortalece eventos e turismo da cidade

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTControladoriaInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro investe em cultura e fortalece eventos e turismo da cidade

Fortalecer a cultura e arte de Juazeiro em suas diversas formas é um dos compromissos da gestão da prefeita Suzana Ramos. Desde a retomada dos eventos com a flexibilização da pandemia, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) tem realizado diversas ações que impulsionam a economia, o turismo e o lazer […]

28/09/2022 11h32 Atualizado há 2 meses atrás


Fortalecer a cultura e arte de Juazeiro em suas diversas formas é um dos compromissos da gestão da prefeita Suzana Ramos. Desde a retomada dos eventos com a flexibilização da pandemia, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) tem realizado diversas ações que impulsionam a economia, o turismo e o lazer no município.

Prova disso é que nos meses de outubro e novembro, a cidade irá sediar dois grandes festivais. O Festival Gastronômico ‘Sabores de Juazeiro’, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de outubro, e está em fase preparatória. A realização é do SEBRAE, em parceria com a Prefeitura, que já incluiu o evento no calendário oficial do município.

Já em novembro, a Prefeitura irá realizar o Festival de Artes Integradas Wellington Monteclaro, com premiações para diversas linguagens artísticas: teatro, audiovisual, dança, artes visuais e poesia. As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro e o evento visa valorizar a riqueza cultural dos artistas juazeirenses.

Além destes dois eventos, desde maio, a Seculte trabalha para levar o nome de Juazeiro no cenário cultural do Estado.

Em maio, a Prefeitura de Juazeiro, através da Seculte, foi uma das parceiras no 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, em Petrolina. Com um stand que apresentava um pouco da história e riquezas locais, a próxima edição, no ano que vem, acontecerá em Juazeiro. Foi também em maio que foram iniciados os festejos com a valorização de artistas da terra e bandas da região com a comemoração da padroeira de Carnaíba do Sertão.

Mês junino

Já no tradicional mês junino, Juazeiro presenciou uma verdadeira transformação no calendário de festas. Isso por que a prefeita Suzana Ramos lançou o Santo Antônio das Tradições, que vai virar tradição na cidade. Com sucesso de público, a orla da cidade ficou lotada durante três dias. E não parou por aí. O município presenciou um belo concurso de quadrilhas, resgatando a cultura raiz de São João. Já em Juremal, distrito de Juazeiro, a festa junina foi motivo de orgulho para todos que presenciaram e organizaram o evento. A gestão municipal ainda garantiu o apoio a quase 30 comunidades para a realização do São João dos Bairros.

Aniversário da cidade 

Inédito no município, a Copa Vela e a Copa Fest também vieram pra ficar. Idealizadora dos dois eventos, a prefeita Suzana Ramos rendeu muitos agradecimentos. “Eu quero agradecer a todos os colaboradores e parceiros da gestão municipal que nos ajudaram a tornar a Copa Vela e Copa Fest não só uma realidade, mas também um grande sucesso! E o agradecimento maior vai para o público, por comparecer, curtir e aplaudir de pé essa realização tão importante para a celebração do aniversário da cidade. O nosso compromisso é com as pessoas e a aprovação do público veio em forma de aplausos e sorrisos. Ano que vem tem mais”, declarou a gestora.

Ainda durante as comemorações do aniversário de Juazeiro, a prefeitura realizou uma importante intervenção em um dos maiores símbolos do turismo e história da cidade: O Vapor Saldanha Marinho, mais conhecido como Vaporzinho, teve as madeiras trocadas, ganhou nova iluminação, espelho d’água, além do apito e fumaça que remetem ao passado, quando diversas embarcações subiam e desciam o Rio São Francisco.

Em agosto, as riquezas da cidade foram expostas na Praça da Catedral, através do Projeto “Bahia viaja na Bahia”, realizado pela produtora Pau Viola Produções Artísticas e apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

Mais compromisso

Desde o início da gestão Suzana Ramos, a cultura, turismo e esportes tem recebido um olhar sensível da prefeita e da equipe da Seculte. Juazeiro foi uma das primeiras cidades, por exemplo, a instituir um auxílio emergencial próprio para o pagamento aos artistas locais, com investimento de R$ 360 mil, pagos com recursos próprios.

A Prefeitura inovou também nas comemorações natalinas, com a implantação do “’Natal Iluminado”. Com o tema Um Novo Tempo de Esperança, o projeto inédito e autoral celebrou o nascimento de Cristo e ornamentou ruas e praças da cidade, além de promover diversas apresentações culturais.

—-
Texto: Karem Moraes – Ascom/Seculte/PMJ

Facebook Instagram Youtube