Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de cuidados com a saúde da mulher em toda a rede de saúde

Início Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de cuidados com a saúde da mulher em toda a rede de saúde

Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de cuidados com a saúde da mulher em toda a rede de saúde

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTControladoriaInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de cuidados com a saúde da mulher em toda a rede de saúde

Toda a rede de saúde da Prefeitura de Juazeiro está engajada na campanha Outubro Rosa, que faz alusão aos cuidados com a saúde da mulher. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão organizando ações de promoção e proteção da saúde integral da mulher. A proposta é ampliar o acesso, o autocuidado, a prevenção e o […]

08/10/2022 12h00 Atualizado há 2 meses atrás

Toda a rede de saúde da Prefeitura de Juazeiro está engajada na campanha Outubro Rosa, que faz alusão aos cuidados com a saúde da mulher. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão organizando ações de promoção e proteção da saúde integral da mulher. A proposta é ampliar o acesso, o autocuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A Policlínica Municipal também está organizando ações para as pacientes.

As UBS’s irão realizar palestra de prevenção sobre câncer de mama e colo de útero, com demonstração do autoexame das mamas, roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, roda de conversa sobre a importância do autocuidado, alimentação saudável, e a prática de exercícios físicos, sobre violência contra a mulher e sua repercussão na saúde psicológica, e baixa autoestima. Também vai haver a coleta do exame citopatológico do colo uterino, oficinas de autocuidado, momento relaxante, acupuntura e auriculoterapia.

“Cada UBS irá fazer a organização da ação junto ao perfil da sua equipe e comunidade, organizando o cronograma com base nesse planejamento. A nossa intenção é fazer o alerta às mulheres, para que elas se atentem à prevenção e ao autocuidado”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

A Policlínica Municipal está organizando uma ação com as profissionais médicas da unidade voltadas para a saúde da mulher. A unidade já dispõe de um consultório ginecológico e diversos serviços voltados para o público feminino. “Na espera para os atendimentos médicos as mulheres já estão sendo orientadas pela equipe da Policlínica Municipal quanto à importância do autoexame e a realização da mamografia das mulheres que já estão na faixa etária indicada”, destacou a enfermeira da Policlínica Municipal, Ticianne Moura.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube